Atualizado em 29 DE junho DE 2011 ás 03:29

Prêmio José Reis de Divulgação Científica 2011 reconhece jornalistas científicos

Em sua 31º edição, premio pretende incentivar jornalistas brasileiros que produzem reportagens com temas de popularização da ciência e tecnologia no Brasil

Da redação
agencia@cienciaecultura.net

O 31º Prêmio José Reis de Divulgação Científica 2011, na modalidade Jornalismo Científico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tem por objetivo incentivar os jornalistas brasileiros que contribuem com a produção de reportagens sobre temas que popularizaram a ciência e a tecnologia no Brasil.

Neste ano, a Comissão Jose Reis de Divulgação Científica do CNPq, se reúne em Brasília na quinta-feira (30), e conta com a participação da Professora Simone Bortoliero, da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O jornalista escolhido irá receber o prêmio de R$ 20 mil, a ser entregue na próxima Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

O 1º Prêmio José Reis de Divulgação Científica promovido pelo CNPq data do período 1978 / 1979, com um total de 19 inscritos. O Premiado foi Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, do Observatório Nacional, por sua contribuição voltada à divulgação da Astronomia. Dessa forma, desde o final da década de 1970, o CNPq vem premiando cientistas-divulgadores científicos e jornalistas de ciência de forma intercalada a cada dois anos.

Mas foi somente em 1983 que os jornalistas brasileiros receberam o prêmio na modalidade Jornalismo Cientifico. Na época, 15 profissionais se inscreveram, sendo premiados: Silvio Raimundo, da Revista Visão, e a equipe do Globo Rural da Rede Globo de Televisão, pelo conjunto de matérias sobre ciência e tecnologia, onde divulga de forma acessível ao grande público temas relevantes ligados ao meio ambiente e à produção de alimentos.

Em 2010, foram 110 inscritos na categoria Divulgação Científica e Tecnológica e foi agraciado o Pesquisador Roberto Lent, da Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Ciência Hoje (UFRJ).

Já em 2008, na modalidade Jornalismo Científico, foram 34 inscritos tendo sido agraciada a jornalista Alicia Maria Ivanissevich, do Instituto Ciência Hoje da SBPC e como menção honrosa foi premiada a jornalista Mariluce de Souza Moura da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), atual Presidenta da Associação Brasileira de Jornalismo Cientifico, entidade com 33 anos de existência no Brasil.