Newsletter
Ciência e Cultura - Agência de notícias da Bahia
RSS Facebook Twitter Flickr
Atualizado em 29 DE junho DE 2011 ás 03:29

Prêmio José Reis de Divulgação Científica 2011 reconhece jornalistas científicos

Em sua 31º edição, premio pretende incentivar jornalistas brasileiros que produzem reportagens com temas de popularização da ciência e tecnologia no Brasil

Da redação
agencia@cienciaecultura.net

O 31º Prêmio José Reis de Divulgação Científica 2011, na modalidade Jornalismo Científico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tem por objetivo incentivar os jornalistas brasileiros que contribuem com a produção de reportagens sobre temas que popularizaram a ciência e a tecnologia no Brasil.

Neste ano, a Comissão Jose Reis de Divulgação Científica do CNPq, se reúne em Brasília na quinta-feira (30), e conta com a participação da Professora Simone Bortoliero, da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O jornalista escolhido irá receber o prêmio de R$ 20 mil, a ser entregue na próxima Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

O 1º Prêmio José Reis de Divulgação Científica promovido pelo CNPq data do período 1978 / 1979, com um total de 19 inscritos. O Premiado foi Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, do Observatório Nacional, por sua contribuição voltada à divulgação da Astronomia. Dessa forma, desde o final da década de 1970, o CNPq vem premiando cientistas-divulgadores científicos e jornalistas de ciência de forma intercalada a cada dois anos.

Mas foi somente em 1983 que os jornalistas brasileiros receberam o prêmio na modalidade Jornalismo Cientifico. Na época, 15 profissionais se inscreveram, sendo premiados: Silvio Raimundo, da Revista Visão, e a equipe do Globo Rural da Rede Globo de Televisão, pelo conjunto de matérias sobre ciência e tecnologia, onde divulga de forma acessível ao grande público temas relevantes ligados ao meio ambiente e à produção de alimentos.

Em 2010, foram 110 inscritos na categoria Divulgação Científica e Tecnológica e foi agraciado o Pesquisador Roberto Lent, da Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Ciência Hoje (UFRJ).

Já em 2008, na modalidade Jornalismo Científico, foram 34 inscritos tendo sido agraciada a jornalista Alicia Maria Ivanissevich, do Instituto Ciência Hoje da SBPC e como menção honrosa foi premiada a jornalista Mariluce de Souza Moura da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), atual Presidenta da Associação Brasileira de Jornalismo Cientifico, entidade com 33 anos de existência no Brasil.

Notícias relacionadas

Presidente do CNPq destaca importância da comunicação científica com a sociedade

O compromisso social dos pesquisadores baianos com a divulgação cientifica

Academia de Ciências da Bahia é instalada sob promessa de funcionamento do Tecnobahia ainda em 2011

Divulgação da ciência é tema de livro lançado na Ufba

Políticas Públicas de C&TI na agenda social?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *