Atualizado em 12 DE julho DE 2013 ás 18:55

Facom realiza seminário para reforma do projeto pedagógico

Com grades curriculares dos cursos de comunicação defasadas, professores da faculdade se organizam em comissões para a reestruturação

VICTÓRIA LIBÓRIO

A reformulação da grade curricular de graduação para os cursos de comunicação sempre foi pauta para a Faculdade de Comunicação da UFBA. Tendo sua última alteração feita ainda em 2000, os currículos de jornalismo e produção cultural já destoam da realidade do mercado de trabalho atual.

A discussão alcançou nesta sexta-feira (12) um campo mais próximo dos estudantes com o seminário “Reforma Curricular dos Cursos de Produção Cultural e Jornalismo”, porém a presença do corpo discente da FACOM e público externo alcançou cerca de 30 pessoas. Ocorreu transmissão ao vivo pela página do Centro Acadêmico da FACOM, realizador do evento, nas redes sociais e cobertura simultânea pela Rádio Facom.

A mesa do seminário foi formada pelos professores Suzana Barbosa, Leonardo Costa e Fábio Sadao. As comissões criadas no âmbito do Colegiado da Graduação para estudar e encaminhar as respectivas reformas curriculares têm à frente os professores Suzana Barbosa (Jornalismo) e Leonardo Costa (Produção em Comunicação e Cultura). Suzana, que deverá assumir o cargo de diretora da faculdade em 2013.2, deve deixar de presidir a comissão de jornalismo.

Lia Seixas, Malu Fontes, Marco Palácios, Maurício Tavares, com coordenação de Suzana, formam a comissão de Jornalismo. Já a de Produção Cultural é formada por Sérgio Sobreira, Adriano Sampaio, Giselle Nussbaumer, José Roberto Severino, com coordenação de Leonardo Costa.

Uma terceira comissão elaborada pelo colegiado de graduação voltada para as propostas referentes às disciplinas teóricas é formada por Regina Gomes, Edson Dalmonte, Carmem Jacob, Wilson Gomes, Itania Gomes, Wilson Gomes e Giovandro Ferreira, com coordenação de Fábio Sadao.

“Este encontro não é tanto um seminário, na verdade é uma primeira consulta que estamos fazendo junto ao corpo discente para ajudar a gente a pensar a reformulação”, abre Sadao, que a ideia principal é uma parceria com o Centro Acadêmico para agendar várias consultas.

Este primeiro momento se caracterizou por apresentar o que já foi discutido e ouvir as observações dos estudantes para que as comissões possam repensar as propostas e então e ser realizado novo seminário. “Não é somente a reforma da grade curricular, porque se fosse isso, seria uma pequena reforma. A nossa proposta é uma reforma dos projetos pedagógicos tanto de produção quanto de jornalismo. Então a reforma é muito mais profunda”, afirma o professor.

“Essa comissão da reforma pedagógica vem se reunindo desde setembro do ano passado, mesmo que já houvesse um documento de 2007 que indicava os reajustes, chegando a ser encaminhada a câmara de graduação da UFBA, mas retornou para a revisão” relata a professora Suzana Barbosa.

Para ver as apresentações das propostas, clique nos links abaixo:

Produção Cultural

Jornalismo