Políticas de CT&I

DESCASO Museu de Ciência e Tecnologia da Bahia tem futuro incerto

Sede no Imbuí está fechada para visitações desde 2010. Transferência para Parque Tecnológico é criticada pela comunidade acadêmica

BOLSA PRODUTIVIDADE CNPq beneficiará pesquisadores que atuam em divulgação científica

CNPq divulga edital de bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e Produtividade em Desenvolvimento Tecnologico e Extensão Inovadora (DT). As bolsas são disponibilizadas para pesquisadores que atuam em Divulgação Científica.

OPORTUNIDADE Inscrições abertas para Programa Jovens Talentos para a Ciência

Candidatos farão prova de seleção da CAPES

DESEMPENHO PRODUTIVO Técnicas simples melhoram a produção de caprinos no Semiárido

Estudo realizado na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária mostra adoção de técnicas simples permitem melhores desempenhos produtivos dos animais, o que implica em maior rentabilidade da atividade.

CARTA ABERTA SBPC SBPC critica proibição do termo “olimpíada” em eventos acadêmicos

Em carta aberta enviada nesta semana a Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB, a SBPC e a ABC classificaram a ação como "despropositada".

PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL Melhoramento genético de melancia é discutido pela Embrapa Semiárido

Buscando envolver também o setor produtivo no debate sobre as pesquisas e no levantamento das principais demandas, será realizado ainda, simultaneamente ao Workshop, o II Seminário Melancia em Campo.

INCENTIVO À PUBLICAÇÃO FAPESB divulga edital de apoio à publicação científica e EDUFBA começa a receber originais para análise

Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) recebe materiais de pesquisadores, autores e organizadores para análise até o dia 17 de dezembro de 2012.

MEIO AMBIENTE E CIDADANIA Com apoio da FAPESB, UESC realiza ações ecotecnológicas em assentos quilombolas

O objetivo é levar a estas comunidades informações teórico-práticas sobre o manejo do ambiente, o cuidado com as pessoas, o reconhecimento e uso econômico dos georrecursos, enfatizando e respeitando os conhecimentos e sabedoria das comunidades.

POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA MACT recebe apoio da FAPESB para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Para participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o Museu Antares de Ciência e Tecnologia recebeu apoio da FAPESB através do Edital de Popularização da Ciência. Durante a Semana, o MACT oferecerá palestras, oficinas e jogos educativos

CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS FAPESB lança edital inédito de Apoio à Formação em Línguas Estrangeiras

O objetivo é estimular as universidades a oferecerem cursos de línguas estrangeiras aos estudantes de graduação, permitindo a certificação exigida para participar de Programas como o Ciência Sem Fronteiras.

PESQUISA E EXTENSÃO FAPESB lança Edital de Apoio à Formação de Redes para Articulação Entre Pesquisa e Extensão

Este Edital é voltado a pesquisadores doutores vinculados a instituições de ensino superior, pesquisa e/ou de inovação, públicas ou particulares (sem fins lucrativos), localizadas no Estado da Bahia.

APOIO A EVENTOS Lançado Edital de Apoio à Organização de Eventos Científicos e/ou Tecnológicos da FAPESB

Podem ser inscritos eventos de pesquisadores que tenham vínculo empregatício com universidades, instituições de Ensino Superior, centros de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, associações ou sociedades científicas da Bahia.