Newsletter
Ciência e Cultura - Agência de notícias da Bahia
RSS Facebook Twitter Flickr
Atualizado em 23 DE abril DE 2011 ás 16:45

Divulgação da ciência é tema de livro lançado na Ufba

Carlos Vogt afirma que conhecimento é um bem público e destaca a importância de sua divulgação

Por Inês Costal e Wagner Ferreira
costal.carol@gmail.com / wagner.ferreira@ufba.br

Durante a palestra “De Ciência, Divulgação, Futebol e Bem-estar Cultural”, que antecedeu o lançamento do livro: ‘Diálogos entre Ciência e Divulgação Científica: leituras contemporâneas’, o coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp (Labjor), Carlos Vogt – autor do prefácio – afirmou que o conhecimento é um bem público e destacou a importância de sua divulgação. O lançamento foi na sexta-feira (29) no auditório da Faculdade de Administração da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

O livro propõe responder questões como: o que é cultura científica? Como o bioetanol, a tuberculose e as células-tronco são abordados pela mídia brasileira? E as políticas públicas de comunicação para a ciência? Ciência nas músicas de Gilberto Gil? A organização dos textos é dos pesquisadores Cristiane Porto, Antonio Brotas e Simone Bortoliero, integrantes do Grupo de Pesquisa Ciência e Cultura, do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Ufba. A edição é da Edufba. “Não é mais a indústria que determina as relações e os valores da sociedade. Na sociedade pós-moderna, a ciência tem um papel fundamental”, reforçou Vogt durante a palestra de lançamento.

A obra compila textos de vários especialistas em Divulgação Científica. Além do prefácio de Carlos Vogt e artigos dos organizadores, o livro também conta com textos de Maria Lígia Rangel, Graça Caldas, Wilson Bueno, Iara Souza, Graciela Natansohn, Ferlando Lima Santos, Claudia Sisan e Djalma Thürler.

Autores do livro comemoram lançamento

Segundo Vogt, não há ciência sem comunicação. O pesquisador diz que o divulgador da ciência deve pensar a divulgação da área como acontece com o futebol. “Nem todos são jogadores, mas todo mundo conhece as regras, sabe como jogar e se emociona”, compara.

Carlos Vogt apresenta livro durante sua palestra na Faculdade de Administração da Ufba

Estudantes, professores e interessados na temática Divulgação Científica estiveram presentes no Auditório da Faculdade de Administração da Ufba

Espiral da Cultura Científica – Assim conceituada por Vogt, a Espiral contém quatro atividades principais: a produção e a difusão científica intrapares; o ensino de ciência e a formação de cientistas, caso do ensino formal por meio de aulas; o ensino para a ciência com o fim de despertar o interesse pela área científica, realizado a partir de atividades como museus de ciência e eventos; e a divulgação cientifica. É neste último que, segundo Vogt, a ciência é apropriada pela sociedade.

Espiral da Cultura Científica, modelo que representa a dinâmica das relações entre ciência e cultura foi destacada pelo pesquisador durante a palestra

Veja mais

Fotos do evento de lançamento

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *