Atualizado em 8 DE abril DE 2011 ás 21:04

Café e Ciência unem sociedade e pesquisadores

Sessão Inaugural do Café Cientifico e lançamento do livro “Muito Além do Nosso Eu" de Miguel Nicolelis, lotam auditório da Reitoria da Ufba

*Por Marília Mariotti
marilia.mariotti@gmail.com

Teve inicio, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), a sessão inaugural do Café Cientifico, que trouxe o neurocientista Miguel Nicolelis. Ele lançou o livro, “Muito Além do Nosso Eu”, na terça-feira (5).

Estiveram presentes na solenidade de abertura a reitora da Ufba, Dora Leal Rosa; a pró-reitora de Extensão, Dulce Silva; e os idealizadores do projeto, Charbel El Hani e Primo Maldonado. “A semente plantada em nossa livraria, não só deu frutos, mas gerou uma floresta inteira”, diz  o diretor da LDM, Primo Maldonado,  em seu discurso de abertura ao definir a incorporação do Café Cientifico como projeto de extensão da Ufba. Ainda segundo Maldonado, a proposta de promover o diálogo entre cientistas e a sociedade será mantida nessa nova versão do Café, que teve apenas sua capacidade de alcance ao público potencializada.

Dora Leal deu inicio ao seu discurso de abertura lembrando a todos que, “a educação tem de ir além da sala de aula”. A reitora explicou que o projeto é a realização de uma das propostas apresentadas durante a campanha eleitoral universitária, na qual defendeu amplamente a necessidade de se multiplicar as atividades de extensão dentro da universidade.

Após saudar o conferencista da noite, Miguel Nicolelis, a reitora destacou a importância da criação do Instituto Internacional de Neurociência Edmond e Lily Safra, em Natal, fundado e dirigido pelo pesquisador reconhecido internacionalmente pelas suas pesquisas em neurociências e promoção da educação cientifica a crianças e adolescentes.

Miguel Nicolelis é um dos neurocientistas mais respeitados no mundo

O Café Científico é de autoria de Charbel El Hani, professor do Instituto de Biologia da Ufba e acontece mensalmente desde 2008 na livraria Multicampi em parceria com Primo Maldonado, diretor da livraria. De acordo com os organizadores, o evento também irá acontecer dentro da universidade a cada três meses.

História de uma pesquisa

A palestra de Miguel Nicolelis seguiu o tom do de seu livro, “Muito Além do Nosso Eu – A nova neurociência que une cérebro e máquina e como ela pode mudar nossas vidas”, lançado na Ufba em versão traduzida para o português. De forma simples e humorada, sempre recorrendo a metáforas de música e futebol, o cientista falou sobre a história de suas pesquisas e seu objeto maior de estudo e fascínio: o cérebro humano.

Sua trajetória teve inicio em 1999, no Centro de Neurociência da Universidade Duke, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, quando foi alcançado o primeiro grande sucesso em um dos seus experimentos. Após implantar um chip no cérebro da macaca Aurora, a equipe do laboratório de Nicolelis conseguiu que ela movimentasse um braço robô usando apenas o pensamento.

Experiência de Nicolelis motivou uma série de avanços tecnológicos e científicos na área da neurociência

A experiência foi o ponto de partida para uma série de avanços tecnológicos e científicos na área da neurociência que culminaram no projeto internacional “Walking Again”, no qual um grupo de cientistas de diversos países do mundo tentam construir vestes e próteses robóticas que possam ser controladas apenas com o pensamento, por pessoas que tenham nascido com algum tipo de paralisia ou perdido seus movimentos motores. A fase de testes com os primatas foi encerrada com êxito, agora o próximo passo da pesquisa é realizar um mapeamento cerebral das respostas neuronais às atividades musculares em seres humanos.