Atualizado em 21 DE junho DE 2011 ás 15:41

Produção de Alimentos em larga escala é tema do Café Científico

Convidado do mês, o pesquisador do Instituto de Química da Ufba, Pedro Afonso de Paula Pereira, revela ser a favor do uso racional de agrotóxicos e fertilizantes e fez críticas a utilização de organismos geneticamente modificados

Por Marília Mariotti*
marilia.mariotti@gmail.com

O Café Científico, evento que promove o debate de questões da ciência entre pesquisadores e a sociedade , recebeu na segunda-feira (20), na Livraria Multicampi (LDM), o professor e pesquisador do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Pedro Afonso de Paula Pereira, para discutir a produção de alimentos em larga escala e os impactos deste processo.

Durante a palestra: “Produção de Alimentos em Larga Escala: o desafio de alimentar o mundo e os impactos ambientais”, Pereira falou principalmente dos impactos das extensas áreas de produção monoculturas no meio ambiente. O pesquisador, que é a favor da utilização racional de agrotóxicos e fertilizantes, defendeu o uso destas tecnologias, desde que sejam aprimoradas e bem aplicadas.

Mesmo ao afirmar que, de acordo com as atuais projeções populacionais para as próximas décadas, não será possível alimentar a futura população mundial somente com a produção orgânica de alimentos, o pesquisador criticou o uso atual de organismos geneticamente modificados. Para Pereira, seria necessário mais cautela na comercialização destes produtos, uma vez que ainda restam muitas dúvidas sobre seus efeitos em seres humanos e na natureza.

Pereira criticou ainda o pouco investimento do governo brasileiro em pesquisas cientificas e na criação de novas tecnologias que permitam uma agricultura mais saudável, tanto para o meio ambiente, quanto para o ser humano.

Ano Internacional da Química – Em homenagem ao Ano Internacional da Química, e para ilustrar a importância do investimento em pesquisa, ao fim da palestra, foi apresentado um vídeo que mostrou o valor dos avanços da Química em nossas vidas.

O Café Científico tem periodicidade mensal. Sua promoção é feita pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (Ufba/Uefs).

Para saber mais acesse www.cafecientificossa.blogspot.com