Atualizado em 22 DE julho DE 2011 ás 00:59

Edital de popularização da ciência é lançado pela Fapesb

Iniciativa tem como plano de fundo a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujo tema deste ano são as mudanças climáticas

Por Lara Pinheiro*
laah.laara@gmail.com

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) lançou, no mês de junho, um edital de popularização da ciência e tecnologia, que tem como objetivo financiar propostas que ajudem a disseminar para o grande público conhecimentos científicos, através de eventos científicos e tecnológicos. Os projetos deverão ter como tema “Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Riscos”, eixo em torno do qual se desenvolverá a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2011 (SNCT) – coordenada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia – que acontece entre 17 e 23 de outubro deste ano.

A SNCT acontece no Brasil desde 2004, e tem como principal finalidade mobilizar a população em torno de temas de ciência e tecnologia, mostrando sua importância e valorizando iniciativas científicas. Os promotores das atividades são universidades e instituições de pesquisa, escolas públicas e privadas, institutos de ensino tecnológico, centros e museus de C&T, entidades científicas e tecnológicas, fundações de apoio à pesquisa, parques ambientais, unidades de conservação, jardins botânicos e zoológicos, secretarias estaduais e municipais de CT&I e de educação, empresas públicas e privadas, meios de comunicação, órgãos governamentais, ONGs e outras entidades da sociedade civil.

No caso da Bahia, as propostas foram divididas em duas linhas: na primeira, podem participar projetos de pesquisadores de Instituições de Ensino Superior ou Pesquisa ou Instituições Científico-Tecnológicas, públicas ou privadas. Na segunda linha estão incluídos aqueles oriundos de escolas da rede pública ou administradas em comércio público-privado, instituições do Terceiro Setor e associações em geral, desde que sem fins lucrativos. Todas devem estar sediadas no estado da Bahia.

As propostas submetidas deverão considerar um valor de até R$ 7.000; para a linha 1 está reservado o valor de R$ 80.000, e para a 2, R$ 70.000; os proponentes de ambas as linhas devem ser pessoas físicas. A data limite para preenchimento do formulário online no site da FAPESB é 28/07 e a postagem das propostas, 30/07. Os interessados podem consultar o edital.

SNCT 2011Após consultar diversas instituições parceiras, o tema foi escolhido pelo MCT por sua relevância mundial e atualidade. A intenção da escolha foi discutir estratégias de se enfrentar o desafio trazido pelas mudanças climáticas, além de maneiras através das quais elas podem ser evitadas. Segundo o ministro da Ciência Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, o objetivo da SNCT deste ano é “envolver a juventude, pensar o aquecimento global, os extremos climáticos que nós estamos vivendo, medidas de proteção, medidas de mitigação e uma cultura para que a sociedade comece a aprender a resistir, a sobreviver e a se preparar para essas alterações”. O ministro ainda afirmou que a SNCT promoverá atividades em torno do tema “Química Para um Mundo Melhor”, atendendo a recomendações da Assembleia Geral das Nações Unidas, que declarou 2011 o Ano Internacional da Química.

As atividades ocorridas durante as SNCTs são as mais diversas, desde feiras de ciências até concursos, gincanas e palestras. Qualquer pessoa pode participar e os eventos são gratuitos. É possível encontrar informações sobre os eventos da SNCT no site da mesma.

Brasileiros pouco sabem sobre ciência e tecnologia

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem como ponto principal a propagação do conhecimento científico para o público em geral – algo que, aparentemente, não acontece muito no Brasil e que justifica a sua importância.

Uma enquete realizada em 2010 pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e pela Fiocruz mostrou que mais de 80% dos entrevistados desconhecem qualquer instituição de pesquisa científica no país e 87,6% não conhecem nenhum cientista brasileiro importante.

Os médicos foram apontados como a fonte mais credível de informação – apontados por 30,5% dos entrevistados – seguidos dos jornalistas – 27,4% – e religiosos, com 13,2%. Os cientistas apareceram em quarto lugar, com 10,8%. Os últimos colocados nesse quesito foram os políticos, com 1,1%. Dentre os assuntos de maior interesse em C&T destacam-se ciências da saúde, seguido de informática e computação. Sobre as razões pela falta de interesse, 36,7% afirmam não entender.

Se por um lado muitos ainda alegam desconhecimento, o certo é que iniciativas como a SNCT parecem estar surtindo efeito em despertar o interesse dos brasileiros na ciência. O índice da enquete em relação ao interesse da população por essa área em 2010 foi de 65% e, em 2006,  41%. Aumentou também o índice de brasileiros que vão a eventos científicos como feiras de ciências e olimpíadas de matemática, em relação a 2006.

Informações: Fapesb, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Fiocruz