Newsletter
Ciência e Cultura - Agência de notícias da Bahia
RSS Facebook Twitter Flickr
Atualizado em 21 DE novembro DE 2011 ás 11:27

Pesquisa visa desenvolvimento sustentável da Baía de Todos os Santos

Levar educação a comunidades carentes é um dos objetivos do programa multidisciplinar de pesquisadora da Ufba

Por Marília Mariotti*
marilia.mariotti@gmail.com

O Café Cientifico desta sexta-feira (19)  teve como tema a Baía de Todos os Santos. A palestra “Baía de Todos os Santos: Sonhos e Possibilidades”, foi ministrada pela professora e pesquisadora do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Vanessa Hatje. O evento é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão (Proext-Ufba), do Programa de Pós Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (Ufba/Uefs) e da Livraria LDM Multicampi.A sessão do Café que tradicionalmente ocorre nas dependências da livraria, foi realizada excepcionalmente no Salão Nobre do Instituto de Biologia da (Ufba).

Na palestra a pesquisadora apresentou o Programa de Pesquisa para o Desenvolvimento Sustentável da Baía de Todos os Santos (Programa BTS). O projeto é financiado pela Fapesb e surgiu em 2008 a partir da iniciativa de um grupo de pesquisadores baianos preocupados com as perspectivas de grandes obras e injeção de recursos financeiros no entorno da baía e com os possiveis impactos dessas intervenções.

Primeiros Passos – Para a própria pesquisadora a iniciativa pode ser definida como “audaciosa”, isso porque, o horizonte temporal de planejamento do projeto é de 30 anos. “Um projeto com esta duração é extremamente importante para que seja possivel fazer analises comparativas mais aprofundadas e estudar os processos que ocorrem na baía, atualmente não temos dados de como era esse ambiente há 20 anos atrás.” , explicou Hatje.

Além da longa duração, a pesquisadora colocou como outros desafios da execução do programa, seu carater multidisciplinar, segundo ela o grupo que hoje já é composto por cerca de cinquenta pesquisadores precisou de quase um ano e meio para poder conseguir dialogar. “Nós temos profissionais de diversas areas, de quimico à historiador, no começo a gente simplesmente não falava a mesma lingua.”, brincou.

Em ação – O programa que teve como seu marco zero a publicação do livro, “Baía de todos os santos: aspectos oceanográficos” (Edufba, 2008), um primeiro levantamento apenas dos aspectos fisicos da BTS, hoje atua em diversas frentes. Sustentado por uma tríade composta por pesquisa, ensino e extensão, tem seus pesquisadores divididos em estudos dos ambientes fisico e humano.

Outra forte frente de atuação da equipe é a educação de comunidades carentes, nesta area todos os pesquisadores atuam juntos seja na produção de cartilhas ou na capacitação de pessoal. “Nossa proposta não é assistencialista. Mas nós queremos que uma parte do nosso conhecimento cientifico  produzido dentro da universidade seja repassado para essas pessoas.”,  pontuou  Hatje que também criticou a falta de reconhecimento dessas atividades por parte  do CNPq e da Capes por não considerarem esse tipo de atividade na avaliação dos pesquisadores.

A pesquisadora também apresentou uma serie de atividades que classificou como instrumentos de conexão ciência-sociedade, “O cientista volta à escola”, “Provoc – Programa de Estimulação Cientifica” e a primeira semana  Kirimurê, nome tupinambá da Baía de Todos os Santos.

Kirimurê Online – Todo o programa e trabalho da equipe, desde de suas ações sociais às produções cientificas estão disponiveis no site: www.btsinstitutokirimure.ufba.br

*Estudande de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Ufba – Facom

Notícias relacionadas

___________________

Esponjas mostram níveis de poluição no litoral da Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *