Newsletter
Ciência e Cultura - Agência de notícias da Bahia
RSS Facebook Twitter Flickr
Atualizado em 1 DE janeiro DE 2012 ás 19:15

Observação de aves na natureza é tema de mini-curso

Mini curso será realizado em Salvador durante o 29º Congresso Brasileiro de Zoologia, dia 5 de março de 2012.

POR MARIANA ALCÂNTARA
alcmariana@gmail.com

Estão abertas as inscrições para o mini-curso “Introdução à Ornitologia de Campo”, que será ministrado pelo professor Edson Vargas Lopes, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O ornitólogo explica que as aulas práticas e teóricas e serão destinadas a iniciantes na atividade. “Ensinarei os conceitos básicos e postura para quem deseja observar pássaros na natureza. Além disto, irei abordar que tipo de equipamentos devem ser utilizados e, se der tempo, ensinarei como utilizar os dados cientificamente”, informa Lopes.

O mini-curso será realizado em Salvador durante o XXIX Congresso Brasileiro de Zoologia, no dia 5 de março de 2012. Interessados devem realizar inscrição por meio do site do evento: www.cbz2012.com.br. São disponibilizadas 40 vagas e a carga horária é de 8 horas. Só é permitido a cada participante inscrever-se em apenas um mini-curso, já que todos acontecerão no mesmo horário, das 8h às 18h.

Pela primeira vez em Salvador, o ornitólogo explica que a observação de aves na natureza é uma atividade muito difundida no Hemisfério Norte e em franca ascensão no Brasil. De acordo com ele, a atividade pode ser praticada por leigos e por profissionais. “Vários objetivos podem estar por trás da observação de aves. Esta atividade pode ser usada para coleta sistematizada de dados sobre a biologia ou ecologia das aves e esta informação é importantíssima para podermos conservar melhor não só as aves, mas toda a biodiversidade”, afirma o professor. “Recomendo, ainda, que os interessados levem binóculos para as aulas práticas e quem tiver interesse em fotografar ou filmar os pássaros, também devem levar as suas câmeras”, complementa.

Ementa – O curso abordará os seguintes tópicos: O que é ornitologia e quem é o ornitólogo; Aplicações da ornitologia; Aspectos históricos da ornitologia: Desenvolvimento da ornitologia no mundo e no Brasil; Tendências e perspectivas da ornitologia no Brasil; Técnicas para identificação de aves em campo; Técnicas para estudos de aves na natureza: pontos de escuta, transecção e redes-de-neblina e Ética na observação de aves na natureza.

Entrevistas relacionadas

______________________

Rejane Lira

Marcos Nogueira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *