Newsletter
Ciência e Cultura - Agência de notícias da Bahia
RSS Facebook Twitter Flickr
Atualizado em 8 DE fevereiro DE 2012 ás 13:33

I Encontro Nacional sobre Direito à Comunicação será realizado em Recife

Encontro reunirá integrantes de instituições, grupos, movimentos sociais e indivíduos de todo o Brasil, envolvidos com a discussão e luta pela democratização da comunicação

POR POLLYANNA COUTO*
pollycouto@live.com

A comunicação é um direito humano e a liberdade de expressão deve ser garantida a todos, por esses e por outros motivos acontecerá o I Encontro Nacional sobre o Direito à Comunicação, nos dias 09, 10 e 11 de fevereiro de 2012. O evento, realizado em Recife, contará com a presença de professores, estudantes, movimentos sociais, comunicadores comunitários, pesquisadores, representantes de ONGs, grupos da juventude e associações de classe do Brasil e visa estabelecer contatos  e fortalecer os  diversos movimentos em prol da comunicação.

A organização do evento é do Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF) e terá como principais objetivos: estruturar e fortalecer articulações entre movimentos, entidades e indivíduos envolvidos na luta pelo direito à comunicação em diversos níveis (local, regional e nacional); fazer conhecer e reconhecer a concepção da comunicação como direito humano, articulando conjuntamente instrumentos para promovê-la e buscando sua efetivação por meio de políticas públicas próprias geridas com a participação efetiva da sociedade civil; e compartilhar saberes e auxiliar na formação de grupos e de indivíduos que lutem pelo direito à comunicação, a fim de promover o empoderamento e a sustentabilidade das diversas iniciativas – contará com diversos debates e grupos de trabalho.

No evento serão abordados diversos temas, como o marco regulatório das comunicações, a comunicação como direito humano,  experiências independentes, comunitárias e contra-hegemônicas de comunicação, uma razão comunicativa descentralizada, dentre outros. Os temas dos debates variam entre:  A Política da Política da Comunicação no Brasil; Meios de Comunicação Independentes, Populares e Comunitários  e O Marco Regulatório da Comunicação no Brasil: conjuntura e desafios. O evento ainda conta com grupos de trabalho com os mais diversos temas como, Mídia e Etnia; Mídia e juventude e Acesso à informação.

Entre os integrantes e palestrantes está João Brant, do Intervozes Coletivo Brasil de Comunicação Social, uma organização que trabalha pela efetivação do direito humano à comunicação no Brasil e é formado por profissionais e ativistas  formados em   Comunicação Social e em outras áreas,  em 15 estados brasileiros e no Distrito Federal. Rosane Bertotti (FNDC) e Ayelén Sofía Cabo (Red Argentina de Comunicación Alternativa) também estão entre os palestrantes do ENDC.

As inscrições para participar do ENDC são gratuitas e poderão ser realizadas até o dia 30 de janeiro de 2012, através do site do evento. Informações sobre programação nomes de todos os preletore também no sítio.

*Estudande de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Ufba – Facom

Notícias relacionadas

___________________

Ufba debate a criação de um novo marco regulatório para a comunicação

Desafios e histórias de 200 anos de Mídia na Bahia

200 anos de imprensa na Bahia é comemorado em Juazeiro

Seminário de Comunicação e Saúde: “trabalho em rede para o fortalecimento do SUS”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *