Atualizado em 9 DE setembro DE 2014 ás 01:16

Agência de Notícias ganha premio de melhor Agência Jr de Jornalismo

A premiação faz parte da EXPOCOM, que avalia a produção dos estudantes dos cursos de comunicação

VICTÓRIA LIBÓRIO*
victorialiboriosimoes@gmail.com

Agência de Notícias em CT&I – Ciência e Cultura da Universidade Federal da Bahia (UFBA) foi premiada como melhor Agência Jr de Jornalismo pela edição nacional da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (EXPOCOM) 2014, realizada na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná.

A estudante da Faculdade de Comunicação – UFBA, Victória Libório, apresentou a experiência da parceria entre a Agência e o jornal A Tarde, que atualmente é o único veículo de comunicação impresso no estado da Bahia, que possui uma editoria de ciência e tecnologia. Desde 2012, essa parceria permitiu o desenvolvimento de um ambiente prático de qualificação, tornando-se um laboratório de aprendizado para estudantes de jornalismo, na área de divulgação científica e popularização da ciência no nordeste do país. Isso permite uma troca de conhecimento entre os meios de comunicação e a instituição acadêmica.

Os produtos apresentados foram as reportagens Insetos atuam como peritos na solução de crimes, de autoria do estudante de jornalismo Edvan Lessa; Câncer Ósseo : Invisibilidade da doença dificulta diagnóstico, da jornalista e graduanda em Produção Cultural  Nádia Conceição; e Fiocruz-Bahia estuda efeito de plantas da flora brasileira para combater o câncer, da estudante de jornalismo Emile Conceição. Todas as reportagens estão disponíveis no portal online da Agência de Notícias (http://www.cienciaecultura.ufba.br/agenciadenoticias/).

Pioneira na Bahia, a Agência em CT&I é uma das poucas experiências no nordeste do Brasil. Coordenada pela professora da Faculdade de Comunicação da UFBA, Simone Bortoliero, a Agência surgiu em 2010 durante o primeiro curso de Especialização em Jornalismo Científico e Tecnológico e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (FAPESB) e de outras instituições como Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz-BA), Associação Brasileira de Jornalismo Cientifico (ABJC), Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PósCult-UFBA), entre outros.

Desde 2012 a Agência faz parte do Programa Arte, Cultura e Ciência e também é coordenado pelos Professores da FACOM, Adriano de Oliveira Sampaio e José Roberto Severino, e tem como editora responsável a jornalista Emanuela Teixeira Delmaestro. A Agência também conta com apoio institucional da Pró-reitoria de Extensão da UFBA.

Através do desenvolvimento do Banco de Pesquisadores, inédito no Brasil, a Agência tenta dar mais visibilidade às pesquisas baianas nas mídias nacionais e locais,  fornecendo dados sobre os pesquisadores e seus estudos realizados.

A Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (EXPOCOM) é uma premiação destinada aos melhores trabalhos experimentais (site, reportagens, plano de assessoria, ensaio fotográfico, entre outros) exclusivamente produzidos por alunos da área de comunicação. A exposição ocorre dentro do Congresso de Ciências da Comunicação (Intercom), com a apresentação de pesquisas desenvolvidas na área e produtos oriundos de projetos de extensão, estágio curricular e atividades pedagógicas.

Neste ano, a edição nacional ocorreu na primeira semana de setembro em Foz do Iguaçu. A programação do Intercom deu significativa importância à agenda científica, com oficinas e minicursos voltados para a divulgação da ciência, além do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Ciência, Meio Ambiente e Sociedade, que recebeu pesquisadores da área de todo o Brasil.

*Graduanda em Jornalismo na Universidade Federal da Bahia e bolsista da Agência de Notícias Ciência e Cultura CT&I.