INOVAÇÃO Aplicativo de celular ajuda localizar vasos sanguíneos

Mais uma matéria da Agência de Notícias foi publicada no jornal A Tarde, abordando a inovação dos pesquisadores baianos

Vinícius é filho de Rita Valéria e teve melhora significativa após apoio pedagógico AUTISMO Apoio pedagógico melhora desempenho de crianças autistas

Educação e assistência familiar na infância são fundamentais para a inclusão social

foto: Laís Matos ÁGUA Café Científico discute o uso racional da água

O engenheiro Luís Roberto Moraes, professor da Escola Politécnica da Ufba, traçou os desafios da atualidade para a problemática

Conflitos sociais é alvo de discussão em evento

A nova edição do projeto “A Cidade Que Queremos!” abordará a temática que atinge, sobretudo, jovens negros, mulheres e transgêneros em Salvador na próxima semana

Palestra aborda bem-estar na aposentadoria como temática

Palestra realizada pelo Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho da CDH/UFBA objetiva A busca do bem-estar com a aposentadoria

Café Científico discute o uso racional da água

Café Científico abordará a convivência com a seca

O evento discutirá formas de adaptação às mudanças climáticas

Opinião
BAHIA “Homo erectus”:quando uma cidade do interior da Bahia sofreu com epidemia de priapismo em 1906

O médico baiano Pirajá da Silva (1873-1961), descobridor da esquistossomose no início do Século 20, descobriu outra doença rara no sertão baiano, o priapismo.

ENERGIA RECICLÁVEL Barcos Solares como alternativa ao transporte marítimo na Bahia

Região Nordeste apresenta os maiores valores de irradiação solar global, com a maior média e a menor variabilidade anual entre as regiões geográficas

AGROTÓXICO O perigo dos agrotóxicos

Anvisa revelou que 36% das amostras de alimentos estavam impróprias para o consumo

ENERGIA RENOVÁVEL Medidas alternativas incentivam a geração de biocombustíveis

Dissertação estuda o cultivo de microalgas como matéria-prima geradora de biocombustíveis

Foto: Sérgio Loureiro COMPORTAMENTO Pesquisa aborda os novos modelos organizacionais das empresas

A tese de doutorado mostrou as contribuições do sistema organizacional e sua influência no desempenho dos funcionários.

Reportagem especial publicada no Jornal A Tarde EDUCAÇÃO Ufba desenvolve novos métodos de ensino que utilizam as novas tecnologias

Reportagem publicada no jornal A Tarde mostrou as novas metodologias de ensino desenvolvidas, com o objetivo de aprimorar o aprendizado.

Foto:Ascom DTCS/UNEB CONSCIENTIZAÇÃO Uneb produz cartilhas educativas sobre Agroecologia e Sustentabilidade

A coleção composta por 13 volumes propõe ao agricultor produzir culturas agrícolas de forma consciente

Políticas de CT&I
DESCASO Museu de Ciência e Tecnologia da Bahia tem futuro incerto

Sede no Imbuí está fechada para visitações desde 2010. Transferência para Parque Tecnológico é criticada pela comunidade acadêmica

BOLSA PRODUTIVIDADE CNPq beneficiará pesquisadores que atuam em divulgação científica

CNPq divulga edital de bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e Produtividade em Desenvolvimento Tecnologico e Extensão Inovadora (DT). As bolsas são disponibilizadas para pesquisadores que atuam em Divulgação Científica.

Inscrições abertas para Programa Jovens Talentos para a Ciência

A nova edição do Programa Jovens Talentos para a Ciência – PJTC da CAPES inscreve estudantes ingressos em 2013.1 e em 2012.2 até o próximo dia 27/03 e deve ser feita pelos coordenadores de curso.

DESEMPENHO PRODUTIVO Técnicas simples melhoram a produção de caprinos no Semiárido

Estudo realizado na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária mostra adoção de técnicas simples permitem melhores desempenhos produtivos dos animais, o que implica em maior rentabilidade da atividade.

SBPC critica proibição do termo “olimpíada” em eventos acadêmicos

Em carta aberta enviada nesta semana a Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB, a SBPC e a ABC classificaram a ação como "despropositada".

PESQUISA Blandina Felipe Viana

A professora do Instituto de Biologia da Ufba, Blandina Felipe Viana foi indicada para representar o Brasil, na Plataforma Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos – IPBES da Organização das Nações Unidas. A pesquisadora, que também já foi pró-reitora de extensão universitária da Ufba desenvolve pesquisas sobre ecologia de comunidades de abelhas, ecologia da polinização e manejo sustentável de polinizadores em agroecossistemas. Em entrevista, concedida à Agência de Notícias em C,T&I ela explicou como será o trabalho de consultoria junto à plataforma, e quais ações estão previstas no Brasil.

PESQUISA DE EDUCAÇÃO Carlos Vogt

Poeta e linguista, é coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp, foi reitor desta Universidade (1990-1994), presidente da Fapesp (2002-2007) e secretário de Ensino Superior do Estado de São Paulo (2007-2010). Atualmente é coordenador cultural da Fundação Conrado Wessel e Presidente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Em entrevista à Agência, o professor Carlos Vogt fala sobre as dificuldades da educação científica no Brasil e na América Latina.

COMUNICAÇÃO PÚBLICA DA C&T Luisa Massarani

Editora da seção de divulgação científica da revista História, Ciência e Saúde _ Manguinhos, defende ser “fundamental que as questões relacionadas à ciência e à tecnologia sejam acessíveis à sociedade”, nesta entrevista em que aborda questões relevantes a serem discutidas na PCST 2014.

Pesquisadores
Ruthy Nádia Laniado

Professora do Departamento de Sociologia e de Administração da UFBA. Pesquisadora associada do LABMUNDO-UFBA (Laboratório de Análise Política Mundial).

Bouzid Izerrougene

Professor da Faculdade de Ciências Econômicas na Universidade Federal da Bahia, compõe o Conselho Editorial das Revistas Análise & Dados, Revista de Economia do Nordeste e Nexos Econômicos e é membro de comissões científicas dos Encontro da ANPEC e da Economia Baiana

Mais Acessadas