Newsletter
Ciência e Cultura - Agência de notícias da Bahia
RSS Facebook Twitter Flickr
Notícias
Visita técnica AGN e AECC realizam visita à agência de publicidade Morya

A Agência de Notícias em parceria com a Experimental em Comunicação e Cultura da FACOM visitou a Morya, agência de publicidade baiana.

Imagem: Divulgação CULTURA HACKER AGN fecha parceria com o Hacking na Web Day

Evento será sediado pela primeira vez na capital baiana para visibilizar e fortalecer parcerias com a comunidade hacker.

MEIO AMBIENTE Um sol pra cada um: como as mudanças climáticas afetam Salvador

Agência de Notícias (AGN) avaliou as ações da prefeitura de Salvador na tentativa de analisar como a capital está lidando com as mudanças climáticas e os objetivos de desenvolvimento sustentável, propostos pela ONU para lidar com a questão globalmente.

Eventos
AGN esteve presente no I Encontro de Mulheres na Física do IFBA

Evento encerrou último dia do mês de outubro com rodas de conversa e apresentações artísticas no instituto

Agência Experimental inicia produção audiovisual sobre sarau de poesia periférico

Agência em Comunicação e Cultura da Faculdade de Comunicação da UFBA aborda o sarau da Onça de Sussuarana na Campanha Conviver com Respeito

Patrimônio Cultural da América Latina é discutido no ENECULT 2022

Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura da Universidade Federal da Bahia promoveu debate internacional sobre preservação do patrimônio cultural imaterial latino-americano e caribenho no pós- Covid

24 de setembro de 2021
III Workshop de Gerenciamento Integrado e Mais Sustentável de Resíduos Perigosos na UFBA

O evento traz discussões sobre como desenvolver e implementar políticas de redução dos impactos ambientais provocados pelas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão que geram resíduos perigosos.

Opinião
OPINIÃO Ataques a reuniões on-line são a nova expressão da força bruta bolsonarista

Todo domingo final de tarde, um grupo de artistas, intelectuais, professores, ativistas da cultura se reúnem voluntariamente para trabalhar pela cultura brasileira. E isso incomodou os fascistas

CRÔNICAS DO FIM DO MUNDO Fé em Deus versus ciência: a nova dicotomia quatrocentista do Brasil

Existe realmente uma rivalidade entre fé na Ciência e fé em Deus? É sobre essa dicotomia que a jornalista e professora universitária, Joana Brandão, fala no texto da semana. Confira!

ATUALIDADE Guerra de comunicação

Liliana Peixinho, jornalista e ativista ambiental, fala sobre a importância do papel do jornalismo nos dias atuais e do aumento de casos de violência contra os jornalistas em um cenário cada vez mais intolerante no Brasil

COMUNICAÇÃO AEEC da UFBA lança 6ª edição de sua revista na FACOM

Agência Experimental de Comunicação e Cultura (AEEC) aborda a diversidade do uso das águas em Salvador.

MULHERES AGN esteve presente no I Encontro de Mulheres na Física do IFBA

Roda de conversa com ex-alunas, estudantes e professores marca evento no IFBA - Salvador

CIÊNCIA Elas na ciência: O que as mulheres estão produzindo na pesquisa baiana

Apesar dos percalços, mulheres baianas fazem presença na pesquisa científica em temas como saúde, humanidades e matemática, enfrentando paradigmas e dificuldades.

CULTURA Enecult: Cultura para Novo Brasil

A Agência de Notícia em CT&I (AGN) acompanhou os diálogos do segundo dia do ENECULT acerca dos Desafios para a formação em cultura.

Políticas de CT&I
Entrevistas
Joelma Stella

Joelma Stella, Bacharela em Artes, Mestra pelo Pós-Cultura e estudante de produção cultural na UFBA

UFBA EM PAUTA Os desafios dos estudantes do Campus Ondina em períodos chuvosos

Com o objetivo de entender o motivo dos problemas e quais medidas a universidade tem tomado para solucionar as demandas estudantis, a Agência de Notícias (AGN) entrou em contato com a coordenadora da Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura (SUMAI), Carina Carvalho, que falou sobre a necessidade de mais investimento na infraestrutura do campus.

COMBATE À FOME Luciana Quintão

Num planeta onde a agricultura é a base de vida e tem área e condições para produzir e alimentar bilhões de humanos e outros seres, porque ainda se tem milhões de pessoas com fome, ou subnutridas, ou doentes, por falta de informações, acesso e segurança alimentar? Não seria um contrassenso tanta falta, em meio a tanta fartura? Confira a entrevista com a presidente da Ong Banco de Alimentos, Luciana Quintão, realizada pela jornalista colaboradora da Agência de Notícia Liliana Peixinho

Pesquisadores
Salvador Ávila Filho

Doutor em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e tendo trabalhado na área de Processamento Química na Petrobrás, é professor do programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial

Regina Lucia Gomes Souza e Silva

Mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (1997).Doutora em Ciências da Comunicação (especialidade em Cinema) pela Universidade Nova de Lisboa (2006).

Mais Acessadas