Atualizado em 1 DE novembro DE 2022 ás 19:31

Agência Experimental inicia produção audiovisual sobre sarau de poesia periférico

Agência em Comunicação e Cultura da Faculdade de Comunicação da UFBA aborda o sarau da Onça de Sussuarana na Campanha Conviver com Respeito

Estudantes da Agência Experimental entrevistam um dos idealizadores do Sarau da Onça

Foto: Maria Eduarda Ferreira - 07/10/2022

A Agência Experimental em Comunicação e Cultura da Universidade Federal da Bahia, estância estudantil que trabalha com comunicação comunitária e culturas populares, iniciou produção da Campanha Conviver com Respeito, projeto audiovisual semestral. O tema deste período são as produções artísticas e literárias que não estão no eixo central de Salvador, dentre elas o Sarau da Onça, que acontece há quase 12 anos no bairro periférico de Sussuarana.

“Desestigmatizar o bairro de Sussuarana foi um dos nossos principais objetivos; falar das coisas boas que a mídia não dava visibilidade”, afirmou Sandro Sussuarana, co-criador do sarau, junto a Evanilson Alves, Maiara Guedes e Osmael Vieira. O projeto reúne artistas, poetas, coletivos e movimentos sociais do bairro de outras comunidades de Salvador, de forma horizontal, se colocando como um coletivo artístico-cultural de referência. “A essência é levar informação, despertar senso crítico. O mais bacana do que o Sarau se tornou é que as pessoas não aprendem somente a literatura; ela é o estopim, mas o sarau faz uma ponte para vários outros espaços”, pontua Evanilson.

A última edição do Sarau, momento de retorno após a pandemia do Coronavírus, que ocorreu no dia 15 de outubro às 19h, contou com a participação e cobertura da Agência Experimental. “Já me disseram que seria impossível, que sonhar pode, realizar só se for rico, que a periferia não produz, que não existe cultura. E mesmo assim, a gente enfrentou: saímos do centro para ocupar as praças, as escolas, os becos, as quebradas”, recitou Sandro. A poesia “Chegar antes da Bala” faz parte do livro Traficando Informação, 2º livro do poeta que integra o Grupo Recital Ágape.

Sandro e Evanilson recitam poesia juntos na noite de retorno do sarau

Foto: Lucas Dias - 15/10/2022

Os estudantes da agência entrevistaram Sandro, Evanilson, Carla Brito, Cazuto e outros artistas, além do público presente, para o produto que será lançado no final de novembro: a Campanha Conviver com respeito. “Conviver com respeito é como você convive com as diferenças, seja no gênero, seja na cor, seja na religião. O sarau é importante para isso; ele dá voz ao nosso bairro e traz a mensagem de que existem coisas boas na favela, sem marginalizar as pessoas”, afirma Tainã, moradora do bairro que foi pela primeira vez ao sarau.

A importância da arte foi ressaltada pelos participantes, que recitaram, cantaram e trouxeram provocações, durante um pouco mais de 2 horas, na noite de retorno do sarau. “A arte vem para mostrar que existem outras possibilidades. É preciso fazer essa arte chegar nas escolas, chegar nesse jovem que está na construção da sua identidade, isso que possibilita ele ter um pensamento mais crítico e não fique limitado naquilo que a sociedade nos impõe”, afirmou Sandro em entrevista.

O que é a Campanha Conviver com Respeito?

A Conviver com respeito é uma ação extensionista da Agência Experimental em Comunicação e Cultura da UFBA que ocorre desde 2017. A campanha, em formato audiovisual, foi criada com a finalidade de dar visibilidade e promover temas da diversidade, da tolerância, do antirracismo e dos direitos culturais.

Em 2020, a campanha abordou a manifestação cultural das quadrilhas juninas no município da ilha de Itaparica. Integrantes da Cia Junina da Ilha destacaram a importância dessa tradição no diálogo com a comunidade. Confira: https://youtu.be/8lHCX0ZJhv8

O que é o Sarau da Onça?

O sarau da onça é um sarau de poesia que acontece na Grande Sussuarana desde maio de 2011. O sarau faz parte de um coletivo que desenvolve ações culturais voltadas para jovens, para promover acesso à arte e incentivar o pensamento crítico. Os encontros acontecem às noites no CENPAH, Centro Pastoral Afro Padre Heitor, um espaço horizontal e gratuito.