Atualizado em 05 a 09 de novembro

XXX Encontro de Físicos do Norte e Nordeste

O EFNNE congrega, sobretudo estudiosos, desempenhando papel importante para o desenvolvimento da física nas regiões norte e nordeste do país.

xxxefnne@ufba.br

A trigésima edição do Encontro de Físicos do Norte e Nordeste (EFNNE) começou nesta segunda (05) e vai até o próximo dia 09. O evento que acontece em Salvador consta de dois momentos dedicados a atividades para professores de física do ensino médio (de 5 a 7 de novembro) e a atividades de pesquisa nas mais diversas áreas da física (de 7 a 9 de novembro).

Os EFNNEs congregam principalmente físicos das diversas áreas da física e cientistas de áreas afins. Contribuições interdisciplinares são bastante freqüentes, sendo que as seções temáticas ligadas a geofísica, meteorologia, materiais, etc. são bastante concorridas. Os EFNNE contam também com uma programação específica para professores do ensino médio que trabalham em cidades próximas a sede do evento, possibilitando um aprofundamento no conhecimento específico da Física e em procedimentos prático-metodológicos, com mini-cursos de atualização e treinamentos em oficinas, bem como atividades sócio-culturais.

A primeira edição do EFNNE foi organizada em 1983, por iniciativa de diversos docentes de universidades da região Nordeste (eram os Encontros de Físicos do Nordeste). Nestas três décadas de existência, os eventos já foram organizados em todos os estados da região nordeste, e uma vez no estado do Pará. Apenas na Bahia, já ocorreram três edições.

Os EFNNE desempenham um papel importantíssimo para o desenvolvimento da física nas regiões norte e nordeste do país. Sua presença aumentou sobremaneira a oportunidade de interação entre pesquisadores das diferentes instituições destas regiões, a possibilidade de organização de redes de cooperação acadêmica, e a articulação de ações político-científicas em prol do desenvolvimento de nossa região. Os EFNNE estimulam a participação de estudantes de graduação e pós-graduação que ficam atualizados com os mais recentes progressos da física obtidos no Brasil e no mundo.

XXX Encontro de Físicos do Norte e Nordeste

Período: De 05 a 09 de novembro de 2012

Local: Bahia Othon Palace Hotel, bairro de Ondina, Salvador – Bahia.