Atualizado em 28 de fevereiro e 01 de março

Sociedade e Ecologia serão temas de Seminários na próxima semana

Seminários vão relacionar Ecologia e Sociedade como mecanismo para uma vida melhor e maior conservação para o Meio Ambiente.

NÁDIA CONCEIÇÃO*
nadconceicao@gmail.com

Acontecem nos dias 28 de fevereiro e 01 de março, no auditório do PAF III – Campus de Ondina da UFBA, os Seminários “Ecologia, Conservação e Sociedade” e “Teoria, Modelagem e Estudos Empíricos na Ecologia”. O objetivo de ambos é tratar  de temas que estão a cada dia mais presentes na vida da sociedade.

O Seminário “Ecologia, Conservação e Sociedade vai ser realizado das 14 às 18:30 horas e terá a participação de renomados pesquisadores na área, tais como: Valmir Gabriel Ortega (Conservação Internacional do Brasil), que vai falar da Gestão Ambiental e o desafio de reestruturar os sistemas de Controle da qualidade Ambiental; Daniel Blumstein (Universidade da Califórnia/Los Angeles, EUA), que irá tratar da Ecologia comportamental tradicional: Integrando comportamento no manejo da vida selvagem – Uma perspectiva temerosa; Carla Morsello (USP), com a temática A dimensão humana da conservação biológica: componente crucial, mas negligenciada? e Mariana M. Vale (UFRJ), com o Viés amostral nos inventários biológicos e riqueza de espécies na amazônia: consequências para a conservação.

O segundo seminário, “Teoria, Modelagem E Estudos Empíricos Na Ecologia”, vai acontecer durante todo dia 1º de março e vai ter a participação dos pesquisadores André Chalon e Paulo Inácio de Knegt López de Prado (USP), com o estudo Exploração Do Espaço De Parâmetros Dos Modelos Ecológicos; de Daniel T. Blumstein (Universidade da Califórnia/Los Angeles, EUA), com a pesquisa Marmotas-de-ventre-amarelo: Insights de uma visão emergente da socialidade); Donato Bergandi (Museu de História Natural, Paris, França), com As ecologias entre emergência, metafísica e estratégias metodológicas; Gustavo Caponi (UFSC), Razão De Ser E Legitimidade Do Discurso Funcional Em Ecologia e Mark Borrello (Universidade de Minnesota, EUA) com a pesquisa A evolução da individualidade? Uma análise histórica, conceitual e experimental.

Ambos os colóquios têm a realização do projeto Integrando Níveis de Organização em Modelos Ecológicos Preditivos: aportes da epistemologia, modelagem e investigação empírica (INOMEP/PRONEX), do Programa de extensão “Extensão universitária como ferramenta de preenchimento da lacuna pesquisa-prática: Apoio à Resolução de Problemas Ambientais do Estado da Bahia ( ARPA) e do projeto INúcleo de Pesquisa em Ecologia e Conservação da Biodiversidade,IB-UFBA (NUPECBIO).

As inscrições para o evento, que é gratuita, estão sendo feitas através do e-mail workshop.pronex@gmail.com. Para maiores informações, ligar para (71)3283-6568.

Confira abaixo a programação completa.

Seminário “ECOLOGIA, CONSERVAÇÃO E SOCIEDADE” (ECOLOGY, CONSERVATION, AND SOCIETY)

Dia 28/02/2013

14:00-14:15 – Abertura do evento/Opening session.

14:15-15:15 – Valmir Gabriel Ortega (Conservação Internacional do Brasil): GESTÃO AMBIENTAL E O DESAFIO DE REESTRUTURAR OS SISTEMAS DE CONTROLE DA QUALIDADE AMBIENTAL (Environmental management and the challenge of reestructuring the systems of environmental quality control)

15:15-16:15 – Daniel Blumstein (Universidade da Califórnia/Los Angeles, EUA):

TRANSLATIONAL BEHAVIORAL ECOLOGY:  INTEGRATING BEHAVIOR INTO WILDLIFE MANAGEMENT (A FEARFUL PERSPECTIVE)  (Ecologia comportamental tradicional: Integrando comportamento no manejo da vida selvagem – Uma perspectiva temerosa)

Haverá tradução simultânea.

16:15-16:30 – Intervalo/Interval

16:30-17:30 – Carla Morsello (USP):

a dimensão humana da conservação biológica: componente crucial, mas negligenciada?  (The human dimension of biological conservation: a crucial but neglected component?)

17:30-18:30- Mariana M. Vale (UFRJ):

viés amostral nos inventários biológicos e riqueza de espécies na amazônia: consequências para a conservação  (Sampling bias in biological inventories and species richness in the Amazon:  implications to conservation)

Seminário: “TEORIA, MODELAGEM E ESTUDOS EMPÍRICOS NA ECOLOGIA” (THEORY, MODELING AND EMPIRICAL STUDIES IN ECOLOGY)

Dia 01/03/2013

Manhã/Morning

09:00-09:30 – Abertura do evento/Opening session

09:30-10:30 – André Chalon e Paulo Inácio de Knegt López de Prado (USP):

Exploração Do Espaço De Parâmetros Dos Modelos Ecológicos

(Parameter Space Exploration of Ecological Models)

10:30-11:30 – Daniel T. Blumstein (Universidade da Califórnia/Los Angeles, EUA):

YELLOW-BELLIED MARMOTS: INSIGHTS FROM AN EMERGENT VIEW OF SOCIALITY  (Marmotas-de-ventre-amarelo: Insights de uma visão emergente da socialidade).

Tarde/Afternoon

14:00-15:00 – Donato Bergandi (Museu de História Natural, Paris, França):

THE ECOLOGIES BETWEEN EMERGENCE, METAPHYSICS AND METHODOLOGICAL STRATEGIES (As ecologias entre emergência, metafísica e estratégias metodológicas)

Haverá tradução simultânea.

15:00-16:00 – Gustavo Caponi (UFSC)

Razão De Ser E Legitimidade Do Discurso Funcional Em Ecologia

(Raison de être and legitimacy of functional discourse in ecology)

16:00-17:00 – Mark Borrello (Universidade de Minnesota, EUA):

THE EVOLUTION OF INDIVIDUALITY? A HISTORICAL, CONCEPTUAL AND EXPERIMENTAL ANALYSIS (A evolução da individualidade? Uma análise histórica, conceitual e experimental).

Observação: Os seminários que serão realizados em outros idiomas terão traduções simultâneas.

*Nádia Conceição é jornalista, estudante de produção cultural da UFBA e bolsista da Agência Ciência e Cultura.