Atualizado em 6 DE maio DE 2015 ás 15:32

Café Científico da UFBA debate conceito de pós-humano

O pesquisador Dr. John Symons da Universidade do Kansas (EUA) propõe reflexões sobre o que pensar e falar sobre nossos descendentes pós-humanos

Ascom Proext

O Café Científico da UFBA, a ser realizado no dia 18 de maio, às 10h, na SaladeArte Cinema da UFBA, terá como palestrante o Dr. John Symons, do Departamento de Filosofia, University of Kansas, nos EUA. Proferindo a palestra intitulada “O que podemos ensinar a nossos descendentes pós-humanos?”, Symons propõe reflexões sobre a noção de pós-humano descrita pelo filósofo Nick Bostrom como um indivíduo que foi além “das capacidades máximas atingíveis por qualquer ser humano atual, sem recurso a novos meios tecnológicos”. O evento promovido pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária é aberto ao público e gratuito.

O conceito “pós-humano”, frequentemente, utilizado na filosofia, arte e literatura, encontra destaque na ficção científica. Em sua fala, Dr. Symons discutirá o pós-humano, tratando do que o termo poderia significar e como podemos falar e pensar sobre nossos descendentes pós-humano. A “evolução” dos seres humanos habita o imaginário popular e tem ganhado destaque nos cinemas com produções como “Eu sou a lenda”, protagonizado por Will Smith.

Sobre o pesquisador: Symons é um filósofo cuja pesquisa recente aborda questões básicas sobre a natureza da mente e da ciência. Nascido em Londres, passou a maior parte de sua infância na Irlanda. Após completar seu doutorado em 2002, Symons ensinou na Universidade do Texas em El Paso até 2012, antes de vir para a Universidade de Kansas. Suas publicações recentes, incluindo Special Sciences and the Unity of Science [Ciências especiais e a unidade da ciência] (2012), “Computing with Bodies: Morphology, Function and Computational Theory” [Computando com corpos: morfologia, função e teoria computacional] (2014) e “How Computational Models Predict the Behavior of Complex Systems” [Como modelos computacionais preveem o comportamento de sistemas complexos] (2012), enfocaram o papel de modelos computacionais e softwares na pesquisa científica.

Sobre o Café Científico: Coordenador pelo professor Charbel Niño El-Hani, o Café Científico possui três ramos. O Café Científico UFBA é trimestral e traz pesquisadores renomados em sua área para falar com o público universitário e a sociedade sobre temas relevantes na atualidade que demandam uma compreensão e um conhecimento científico. O Café Científico Salvador possui uma periodicidade mensal e acontece sempre no Auditório da Biblioteca Central dos Barris, trazendo pesquisadores de universidades e centros de pesquisa do estado da Bahia para falar para o público em geral, principal foco do evento, ainda que possua também participação do público acadêmico. O Café Científico Acta consiste numa série especial de cafés que ocorre durante a Semana de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia (ACTA) da UFBA com pesquisadores da própria universidade, focando no público acadêmico.

O quê: Café Cientifico da UFBA
Quando: segunda-feira, 18 de maio, às 10h
Onde: SaladeArte Cinema da UFBA , Vale do Canela.

Mais informações:

Transmissão ao vivo através do link: http://aovivo.ufba.br/cafecientifico

Interessados em obter um conhecimento prévio sobre o assunto podem assistir a uma versão da fala do Dr. John Symons aqui: https://mediahub.ku.edu/media/John+Symons/0_kr6tsoqv