Atualizado em 08 a 10 de agosto

VIII ENECULT discute aspectos que relacionam cultura e sociedade

O ENECULT é uma iniciativa do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura), Instituto de Humanidades, Artes & Ciências Professor Milton Santos (IHAC), Faculdade de Comunicação (FACOM) e Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Entre os dias 08 e 10 de agosto acontece, em Salvador, o Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (ENECULT). O encontro irá reunir pesquisadores, professores, estudantes universitários, artistas e profissionais nacionais e internacionais do campo cultural para debater a cultura em suas diversas nuances: política, economia, artes, patrimônio, desenvolvimento, direitos autorais, sexualidade, dentre outros temas. Com o objetivo de estreitar a relação academia-sociedade, em sua oitava edição, o ENECULT discutirá temas como realização da Copa do Mundo no Brasil e o centenário do escritor Jorge Amado.

Dentre as atividades previstas, estão a realização do Café Cultural no dia 09 de agosto, com o objetivo de aprofundar os debates de forma leve e descontraída, e a abertura da exposição “Arte em Liberdade – Observadores do Horizonte”, no dia 08 de agosto, que simboliza o início das comemorações do ano da Alemanha no Brasil, comemorado em 2013, fruto de uma parceria com o Centro Cultural Dannemann.

O evento apresentará 10 mesas-coordenadas e 350 trabalhos, selecionados a partir de 13 eixos temáticos, a serem: Cultura e mídia; Políticas culturais; Cultura e desenvolvimento; Formação, gestão e produção cultural; Cultura digital, direitos autorais e culturais; Patrimônio cultural e memória; Cultura, cidades e territórios; Cultura e América Latina; Cultura, religião e etnicidade; Cultura, gênero e sexualidade; Cultura e artes; Narrativas audiovisuais; Cultura e música. Além disso, o VIII ENECULT contará também com mesas-redondas sobre Direitos Culturais, Cultura e Juventude, Cultura e Grandes Eventos e Crítica Cultural.

VIII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (ENECULT)

Período: 8 a 10 de agosto de 2012

Local: Salão Nobre da Reitoria da UFBA (manhã) e no Campus de Ondina – Pavilhão de Aulas Glauber Rocha/PAF III ( tarde)

enecult.wordpress.com