Atualizado em 10 de maio

Café Científico Salvador promove debate sobre ocupação em centros urbanos

Mitermayer Galvão dos Reis, diretor da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e professor da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, falará sobre o problema em sua palestra.

ALLYSSON VIANA MARTINS
allyssonviana@gmail.com

A transição demográfica do campo para os grandes centros urbanos, de maneira desordenada, pode criar um ambiente propício para o desenvolvimento de doenças parasitárias. Mitermayer Galvão dos Reis, diretor da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e professor da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, falará sobre o problema em sua palestra: Transição demográfica, alterações ambientais e emergência e re-emergência de doenças. O encontro, com entrada gratuita, acontece na próxima sexta-feira (10/05) às 18h, no Auditório da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, pelo projeto Café Científico Salvador.

A inexistência de arruamento, esgoto e água potável, além da difícil acessibilidade à educação e à informação são alguns dos problemas que incidem em comunidades que se desenvolvem através de ocupação desordenada. O professor Mitermayer dos Reis explicará como esses fatores, associados a condições sanitárias precárias, são propícios para o surgimento de doenças parasitárias, como Chagas, Esquistossomose, Leptospirose. Doenças crônicas, degenerativas e câncer também podem se desenvolver.

Café Científico Salvador – O projeto, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS), pela LDM – Livraria Multicampi e pela Biblioteca Pública do Estado da Bahia, propicia um espaço de discussão sobre pesquisas científicas e seus impactos sociais. O Café Científico Salvador realiza palestras regulares, permitindo que cientistas e sociedade dialoguem presencialmente.

Mais informações no blog do projeto: http://cafecientificossa.blogspot.com