Atualizado em 19 de julho

Café Científico Salvador enfatiza importância de biofilmes bacterianos

Café Científico recebe a professora do Instituto de Biologia da UFBA Paula Ristow para falar sobre a importância médica e ambiental dos biofilmes. O debate será realizado nesta sexta-feira (19), no Auditório da Biblioteca Pública do Estado da Bahia.

Presentes em qualquer superfície úmida, os biofilmes terão sua importância médica e ambiental debatida pela professora do Instituto de Biologia da UFBA Paula Ristow. O Café Científico Salvador recebe a convidada no Auditório da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, às 18h de 19 de julho (sexta-feira).

Os biofilmes são comunidades biológicas organizadas, onde se estruturam as bactérias, que “vivem em comunidades multicelulares e não como organismos unicelulares, como se acreditava anteriormente”, como explica a professora e palestrante Paula Ristow. Os procariotos, aqueles organismos que não possuem delimitação por membrana, encontram nos biofilmes o seu principal modo de vida.

“Biofilmes são comunidades de microrganismos aderidos a superfícies bióticas ou abióticas, envoltos por uma matriz extracelular produzida pelos próprios microrganismos associados, que os protege de condições desfavoráveis no ambiente ou em hospedeiros”, aponta Paula Ristow.

Ristow expõe na palestra Biofilmes bacterianos e sua importância médica e ambiental como os biofilmes podem ser encontrados em diversas superfícies úmidas. Existem essas comunidades em processos naturais, como rios e lagos, no próprio corpo animal, como pele, mucosas, dentes e próteses, e nas indústrias química, farmacêutica e até alimentar. Na área médica, “os biofilmes bacterianos estão associados a doenças infecciosas crônicas, sobretudo por causa da maior resistência ao tratamento antibiótico e da maior taxa de letalidade”, ressalta Ristow.

Café Científico

Coordenador pelo professor Charbel Niño El-Hani, o Café Científico possui três ramos. O Café Científico UFBA é trimestral e traz pesquisadores renomados em sua área para falar com o público universitário e a sociedade sobre temas relevantes na atualidade que demandam uma compreensão e um conhecimento científico. O Café Científico Salvador possui uma periodicidade mensal e acontece sempre no Auditório da Biblioteca Central dos Barris, trazendo pesquisadores de universidades e centros de pesquisa do estado da Bahia para falar para o público em geral, principal foco do evento, ainda que possua também participação do público acadêmico. Finalmente, o Café Científico Acta consiste numa série especial de cafés que ocorre durante a Semana de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia (ACTA) da UFBA com pesquisadores da própria universidade, focando no público acadêmico.

O quê: Biofilmes bacterianos e sua importância médica e ambiental (palestra)
Convidada: Paula Ristow
Quando: 19 de julho, às 18h
Onde: Auditório da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Biblioteca dos Barris)