Atualizado em 17 de junho

Café Científico da UFBA debate sobre restauração de ambientes degradados

Café Científico UFBA recebe no próximo dia 17 de junho, às 18 horas, a conferência Ecologia da Restauração, a restauração da ecologia? O evento será com a participação de Efraim Rodrigues, Doutor pela Universidade de Harvard e professor da Universidade Estadual de Londrina.

ALLYSSON VIANA MARTINS

A Sala de Arte da UFBA recebe a conferência Ecologia da Restauração, a restauração da ecologia? com a participação de Efraim Rodrigues, Doutor pela Universidade de Harvard e professor da Universidade Estadual de Londrina.

O encontro, que ocorre às 18h no dia 17 de junho (segunda-feira), é realizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proext) da UFBA, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ensino, História e Fisolofia das Ciências e com a LDM – Livraria Multicampi.

“Efraim Rodrigues é um pesquisador de destaque quando se trata de ecologia e conservação, é um excelente nome para discutir questões ambientais. No que tange à comunicação com o grande público, seu blog Ambiente por Inteiro, por exemplo, mostra bem o sucesso de suas iniciativas”, ressalta Charbel Niño El-Hani, coordenador do Café Científico e professor do Instituto de Biologia da UFBA.

A ecologia da restauração é o campo científico que trata, na prática, da recuperação ambiental, tornando possíveis as condições originais da flora, fauna, solo e clima. Segundo Rodrigues, a preservação é imprescindível porque uma recuperação de ecossistema leva no mínimo 15 anos para ser feita, sendo necessário um estudo das áreas para se saber quais espécies existiam no local.

A degradação da ecologia está cada vez mais em evidência. A resposta do meio ambiente aparece com o aquecimento global, as tempestades, as secas, as inundações, os desmoronamentos, entre outros fatores. O tema suscita, inclusive, leis de comprometimento entre países, embora a fiscalização não seja fácil. Em projeto realizado em diversas escolas do Brasil, Efraim Rodrigues atua pensando a restauração ecológica através da coleta da água da chuva e da transformação de lixo em adubo.

Efraim Rodrigues – Doutor pela Universidade de Harvard e professor na Universidade Estadual de Londrina, Rodrigues prestou consultoria para o Projeto de Cooperação Internacional Fodepal, da Organização de Alimentação e Agricultura da ONU, e escreveu os livros Biologia da conservação e Histórias impublicáveis sobre trabalhos acadêmicos e seus autores. Atua também como professor visitante nas universidades UFPR, PUC-PR, UNEB – Paulo Afonso e Unidade Duke – EUA.

Café Científico – Coordenador pelo professor Charbel Niño El-Hani, o Café Científico possui três ramos. O Café Científico UFBA é trimestral e traz pesquisadores renomados em sua área para falar com o público universitário e a sociedade sobre temas relevantes na atualidade que demandam uma compreensão e um conhecimento científico. O Café Científico Salvador possui uma periodicidade mensal e acontece sempre no Auditório da Biblioteca Central dos Barris, trazendo pesquisadores de universidades e centros de pesquisa do estado da Bahia para falar para o público em geral, principal foco do evento, ainda que possua também participação do público acadêmico. Finalmente, o Café Científico Acta consiste numa série especial de cafés que ocorre durante a Semana de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia (ACTA) da UFBA com pesquisadores da própria universidade, focando no público acadêmico.