Atualizado em Submissão de trabalhos até 10 de setembro

I Seminário Ouvir o Documentário traz Bill Nichols e pesquisadores de destaque no país

Bill Nichols é destaque internacional no estudo do cinema documentário e autor de importantes livros, como Representing Reality: Issues and Concepts in Documentary, Introduction to documentary e Engaging Cinema: An introduction to Film Studies.

O pesquisador norte-americano Bill Nichols vem pela primeira vez à Bahia. Destaque internacional no estudo do cinema documentário, Nichols participa do I Seminário Internacional Ouvir o Documentário, realizado entre 23 e 27 de outubro, em Cachoeira e em Salvador.  Professor no Departamento de Cinema da San Francisco State University e crítico cinematográfico, o norte-americano participará com a conferência de abertura “Stop, look, listen: the sound of documentary film” (“Pare, olhe, escute: o som do filme documentário”), realizada com tradução simultânea.

Autor de importantes livros, como Representing Reality: Issues and Concepts in Documentary, Introduction to documentary e Engaging Cinema: An introduction to Film Studies, o pesquisador realiza sua palestra no dia 23 de outubro, em Salvador. Em seguida, haverá a exibição do projeto Nanook Ensemble. Marco do cinema documental em longa-metragem, o filme Nanook do Norte, do diretor Robert Flaherty, será exibido com o acompanhamento de músicas compostas especialmente para o filme, pelo grupo formado por músicos da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) e da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Bahia (OSUFBA).

Chamadas de trabalhos – As submissões de resumos para participar dos GTs do Seminário continuam abertas até o dia 10 de setembro. Interessados podem inscrever suas propostas nos grupos de trabalho Música no documentário, Voz no documentário, Trilha sonora no documentário brasileiro ou Tecnologias do som no documentário brasileiro.

Serviço

I Seminário Internacional Ouvir o Documentário com o pesquisador norte-americano Bill Nichols

Período: 23 a 27 de outubro de 2012; trabalhos poderão ser inscritos até o dia 10 de setembro.

Local: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia em Cachoeira e Universidade Federal da Bahia em  Salvador.

Inscrições: http://ouvirodocumentario.wordpress.com/inscricoes/

ouvirodocumentario@gmail.com