Newsletter
Ciência e Cultura - Agência de notícias da Bahia
RSS Facebook Twitter Flickr
Atualizado em 28 DE abril DE 2013 ás 23:00

Um triplo zoom no mundo dos hipericões

A exposição teve a sua inauguração na quinta-feira, dia 18 de abril, às 18 horas, no MUHNAC.

POR MARIANA ALCÂNTARA E MARIANA SEBASTIÃO* -DE LISBOA, PORTUGAL
alcmariana@gmail.com e marianasebastiao@gmail.com

Um fabuloso mundo de plantas. É assim que a exposição Zoom: uma planta, três olhares traz diferentes visões sobre o hipericão, espécie pertencente ao gênero botânico da família Hypericaceae, também conhecida como erva-de-são-joão. Usados como medicamento desde a Grécia antiga, os hipericões contam com um grupo de 450 espécies, sendo que em Portugal crescem espontaneamente cerca de quinze delas. Estas plantas contêm propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas, antivirais e antidepressivas confirmadas pela medicina moderna.

Foto: Mariana Alcântara.

Foto: Mariana Alcântara.

Fruto de uma parceria entre o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC – UL), o Centro de Biotecnologia Vegetal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e a Sociedade Portuguesa de Botânica, a exposição teve a sua inauguração na última quinta-feira, dia 18 de abril, às 18 horas, no MUHNAC. Na ocasião, compareceram o presidente do conselho diretivo do MUHNAC, José Pedro Sousa Dias, a coordenadora da exposição, Gisela Gaio-Oliveira, além de visitantes externos e colaboradores do Museu.

Foto: Mariana Alcântara.

Foto: Mariana Alcântara.

A exposição está dividida em três pontos de vista denominados “A observação”, “Na natureza” e “O Detalhe”. O primeiro olhar aos hipericões trata de como eles têm sido observados e ilustrados ao longo do tempo. O segundo, por sua vez, mostra a relação destas plantas com toda a natureza, incluindo a espécie humana. O terceiro olhar apresenta os pormenores da morfologia e da anatomia destes vegetais, que são possíveis de ser observados graças ao avanço das técnicas de microscopia eletrônica.

De acordo com Gisela Gaio-Oliveira, a ideia é fazer com que as pessoas, a partir de suas próprias reflexões, possam construir um novo olhar sobre o grupo. “Esperamos com esta exposição que o público possa criar um quarto olhar sobre o mundo dos hipericões”, explica.

Foto: Mariana Alcântara.

Foto: Mariana Alcântara.

Já para José Pedro Sousa Dias, ao frequentar a exposição, o visitante tem a oportunidade de viajar no tempo, atravessando todo o conhecimento sobre este tipo de planta. “O convite para essa exposição é que o visitante se imagine numa máquina de filmar, e que veja isto em diferentes perspectivas como se fosse uma lente a variar ao longo do tempo”, sugere.

A exposição ficará disponível ao público até o dia 20 de outubro deste ano, no MUHNAC. As visitações devem ocorrer nos períodos entre as terças e sextas-feiras, das 10 às 17 horas, e nos finais de semana das 11 às 18 horas. Para mais informações, interessados podem contatar o museu por meio do telefone 21 392 18 00 ou e-mail: geral@museus.ul.pt.

+MAIS

A exposição “Zoom: uma planta, três olhares” foi lançada nesta quinta-feira, 18 de abril, e está aberta ao público até o dia 20 de outubro deste ano. No vídeo que apresentamos abaixo estão os depoimentos da coordenadora da exposição, Gisela Gaio-Oliveira, e do presidente do conselho diretivo do MUHNAC, José Pedro Sousa Dias.

Link do vídeo no YouTube.

*Mariana Alcântara é jornalista (Facom-UFBA), especialista em Jornalismo Científico e Tecnológico pela mesma faculdade, e mestre pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, dessa universidade.

*Mariana Sebastião é jornalista pela Facom-UFBA e estudante de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da mesma universidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *