Atualizado em 3 DE agosto DE 2016 ás 00:12

Um novo capítulo para o acervo de exatas da UFBA

Biblioteca Omar Catumba é inaugurada na UFBA, reunindo acervo dos cursos de física, química, matemática e geociências

POR LUCAS GAMA*
lucasgama@gmail.com

A comunidade acadêmica da Universidade Federal da Bahia acaba de ganhar a Biblioteca Universitária de Ciências e Tecnologias Professor Omar Catunda. Inaugurada na manhã desta terça-feira, 2, a unidade servirá como acervo para os cursos de ciências exatas: física, química, matemática e geociências. A “biblioteca de exatas” está localizada no campus de Ondina, próximo do Instituto de Física e Geociências.

Ao puxar a faixa, oficializando a entrega da biblioteca, o reitor João Carlos Salles pontuou que esta ação finaliza a obra iniciada na gestão do professor Naomar Monteiro e continuada na gestão da professora Dora Leal. A biblioteca teve investimento de R$ 8,6 milhões e levou pouco mais de 5 anos para ser concluída. São 5 andares, incluindo o térreo e o terraço, dispondo de um amplo espaço para estudo, encontros e eventos.

Ao lado da professora Lídia Brandão, superintendente da SIBI, o reitor João Carlos Salles, puxou a faixa revelando a placa da inauguração da biblioteca | Foto: Lucas Gama

Os primeiros dois andares, que já estão disponíveis para o uso público, são, respectivamente, destinados à leitura de periódicos e ao acervo bibliográfico. A Biblioteca Omar Catunda irá concentrar os acervos da área de exatas, que, anteriormente, se encontravam na Biblioteca Universitária Reitor Macedo Costa e nas antigas bibliotecas internas do Instituto de Física, Química, Matemática e Geociências.

O espaço também sediará o centro do Serviço Universitário de Bibliotecas da UFBA (SIBI/UFBA), que tem a finalidade de gerenciar o funcionamento das bibliotecas da universidade (são 20 bibliotecas no total, incluindo a biblioteca no campus de Vitória da Conquista). O SIBI também é o órgão responsável pela implantação de algumas ferramentas de modernização do acervo e memória da UFBA, como o Sistema Pergamum ( um catálogo de pesquisa online das obras disponíveis nas bibliotecas UFBA, para facilitar o acesso, o empréstimo e a devolução de livros e afins), o Repositório Institucional, o Portal de Periódicos, entre outros.

A biblioteca Omar Catunda, vista de cima | Foto: Reprodução

A mais nova biblioteca carrega o nome de Omar Catunda, matemático e diretor do Instituto de Matemática, na década de 60. Após convite do reitor Edgard Santos, para dirigir o instituto, o homenageado foi responsável pela modernização do ensino de matemática na UFBA, como falou a professora emérita Arlete Cerqueira Lima, colega e contemporânea de Omar Catunda, durante o discurso de abertura: “Antes de Omar, a álgebra moderna não tinha nada de moderna. Era álgebra clássica”.

A professora emérita da UFBA, Arlete Cerqueira Lima, homenageou o matemático Omar Catumba. Diretores dos cursos de exata também participaram do discurso de inauguração | Foto: Lucas Gama

*Estudante de jornalismo da Faculdade de Comunicação da UFBA e estagiário da Agência de Notícias em CT&I – Ciência e Cultura