Atualizado em 17 DE outubro DE 2011 ás 08:50

Ver Ciência 2011 chega a 17ª edição e integra programação da SNCT

NHK, rede de TV japonesa, é a grande homenageada do evento

Por Ítalo Cerqueira*
italo.lirio@gmail.com

Cinema e Ciência se unem no “Ver Ciência 2011 – 17ª Mostra Internacional de Ciência na TV”, como parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Pela primeira vez na Saladearte da Ufba e na Sala Walter da Silveira, a mostra, agora em sua 17ª edição, acontecerá entre os dias 17 e 23 de outubro, de segunda a domingo, a partir das 12h. A entrada é gratuita.

A edição deste ano contará com 80 programas de 10 países (Brasil, Argentina, Chile, México, Colômbia, Estados Unidos, Reino Unido, Japão, França e Itália) divididos em seis sessões temáticas: “Mudanças Climáticas” e “Desastres Naturais”; “Evolução e Biodiversidade”; “Ano Internacional da Química”; “Mulheres na Ciência” e “Aventura da Ciência”.

Para montar a programação deste ano, a equipe da mostra selecionou os filmes a partir de um acervo de mais de 150 produções, enviadas por emissoras e realizadores convidados de todo mundo, inclusive do Brasil. Esta edição contará com uma “Homenagem Especial” à NHK (rede de televisão japonesa) pela qualidade empregada na produção de seus programas de ciência para televisão e, claro, pela sua contribuição na distribuição de conhecimento e cultura científica por todo mundo. O diretor do departamento de ciências da emissora, Toshihiro Matsumoto, estará presente para receber a homenagem.

Da NHK, estão as produções: “Fukushina, Mapeando a Radiação” – exibido pela primeira vez fora do Japão – “Sobrevivendo ao Tsunami” e “Esqui radical: Corrida contra o medo”. Além destas, podem-se destacar “Dentro do Corpo humano: do início ao fim” e “Os oceanos estão morrendo?”, ambos da rede britânica BBC, e por fim, “Quão inteligentes são os animais”, da americana WBGH.

Além de Salvador, a mostra também marcará presença no Rio de Janeiro (Centro Cultural Banco do Brasil e mais onze instituições de divulgação de Ciência), em São Paulo (Estação Ciência, Instituto Butantã, Catavento Cultural e Biblioteca Mario Schoenberg), Brasília (Centro Cultural Banco do Brasil e na Tenda da Ciência, na Esplanada dos Ministérios) e mais 58 cidades cadastradas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Para mais informações, acesse a programação completa da mostra, além das sinopses de todas as produções que serão apresentadas.

17ª Mostra Internacional de Ciência na TV – Ver Ciência – Salvador – Bahia

Onde: Saladearte Cinema da Ufba.

Quando: De 17 a 21 de outubro, diariamente às 12h.

Onde: Sala Walter da Silveira

Quando: De 17 a 21 de outubro, diariamente às 15h, 17h e 19h.

Obs.: Nos dias 22 e 23 de outubro, as sessões serão às 11h, 13h, 15h, 17h e 19h.

*Estudante de Produção Cultural da Faculdade de Comunicação da Ufba – Facom