Atualizado em 28 DE setembro DE 2011 ás 21:46

Ufba recebe a pianista Catherine Kaustky em recital

Premiada pianista e renomada professora de música da Lawrence University, em Appleton, nos Estados Unidos. Mestre pela Juilliard School e doutora em Execução Musical pela State University of New York at Stony Brook

Por Itamar Ferreira*
ifshot2@hotmail.com

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) recebe a pianista norte-americana Catherine Kaustky, em recital no dia 06 de outubro, às 20h, no salão nobre da reitoria. O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Ufba e coordenado pela professora Dr.ª Diana Santiago. Além do recital, a artista vai palestrar e participar de um master class, no dia 07 de outubro, às 9h, na sala 102 da Escola de Música da Ufba (Emus).

A professora e pianista Catherine Kaustky

Catherine Kautsky é uma premiada pianista e renomada professora de música da Lawrence University, em Appleton, nos Estados Unidos. Mestre pela Juilliard School e doutora em Execução Musical pela State University of New York at Stony Brook, com uma carreira musical sólida e premiada, Catherine já se apresentou como recitalista, solo ou acompanhada por orquestra, por diversos lugares nos Estados Unidos e em outros países. Ainda na música, lançou alguns álbuns, recebeu diversos prêmios como o “2005 Arts Institute Creative Arts Award at UW-Madison” e costuma se apresentar nas rádios americanas, onde também conversa sobre seu trabalho. Na área acadêmica, Kaustky ocupa o cargo de Chefe do Departamento de Piano do Conservatório de Música da Lawrence University e publica trabalhos acadêmicos ligados à música.

Catherine falou sobre sua expectativa para a apresentação na Bahia, “esta é realmente a minha primeira vez no Brasil, e eu estou realmente animada! Estou muito feliz, pois vou tocar um recital e dar uma aula para alunos de música, isso significa que vou ter a chance de conhecer algumas pessoas e não ser apenas uma turista. Meu programa inclui Bach, Beethoven e uma peça nova de Frederic Rzewski. Eu gosto de fazer um mix de músicas antigas e novas, e eu também gosto de tocar música onde há um texto, o Rzewski é recitado enquanto eu toco, também assobio e canto!”.

Sobre suas inspirações e músicos favoritos, Kaustky disse: “sou especialmente inspirada por meu professor Gilbert Kalish, que interpreta uma enorme variedade de músicas contemporâneas, bem como músicas antigas e é famoso como músico de câmara, bem como solista. Compositores favoritos, talvez Bach, Mozart, Beethoven e Schubert. Mas é muito difícil escolher!”.

O que: Recital com Catherine Kaustky na Ufba

Onde: Salão Nobre da Reitoria (recital)

Escola de Música da Ufba, sala 102 (master class)

Quando: 06 de outubro às 20h (recital)