Atualizado em 25 DE agosto DE 2011 ás 11:40

Teatro da Uneb recebe espetáculo encenado por portadores de deficiência

Espetáculo que marcou o início das atividades da Companhia de Teatro Opaxorô, estreiou mês passado no Teatro Xisto Bahia e troxe uma reflexão sobre cidadania e inclusão do portador de deficiência na sociedade através das artes

Por Adriana Santana*
cpc.jana@yahoo.com.br

O Teatro da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) recebe dia 05 de setembro a peça infanto-juvenil O Circo da Rainha Mal-humorada, montagem encenada por artistas com deficiência intelectual da Companhia de Teatro Opaxorô, pertencente à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

O espetáculo, que marcou o início das atividades da Companhia de Teatro Opaxorô, estreou mês passado no Teatro Xisto Bahia e trouxe uma reflexão sobre cidadania e inclusão do portador de deficiência na sociedade através das artes.

A Opaxorô

A Companhia de Teatro surgiu a partir da ampliação da Companhia de Dança e Percussão Opaxorô, que vem realizando atividades desde 1991, tendo seu trabalho reconhecido em diversos países. A Opaxorô trabalha hoje, portanto, com uma companhia de dança, de teatro e uma orquestra, segundo Tânia Brandão, gerente do Centro de Formação e Acompanhamento Profissional da Apae. As atividades são desenvolvidas dentro das oficinas que são realizadas pelo Centro, que visam o aperfeiçoamento profissional dos jovens participantes.

Companhia surgiu em 1991 e tem seu trabalho reconhecido em diversos países

O objetivo das oficinas e do trabalho artístico é pensar a potencialidade dos portadores de deficiência, que representam 80% do público atendido. Janiere Almeida, coreógrafa que trabalha com o projeto, reforça que as atividades visam desenvolver a autonomia do portador de deficiência e expandir a relação deste público com a sociedade, a partir da construção de um trabalho baseado na qualidade e no profissionalismo. Tais valores são verificados, tendo em vista que a Opaxorô é filiada ao Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões (SATED) e possui registro profissional concedido pela Delegacia Regional do Trabalho (DRT/BA), o que representa esforços no caminho para a profissionalização.

Ponto de Cultura

Desde 2005, a Apae Salvador integra a rede de Pontos de Cultura em parceria com o Ministério da Cultura. O Ponto de Cultura Arte Viva – que abarca a Companhia Opaxorô – desenvolve atividades nas áreas de dança, teatro, música, audiovisual e artes visuais com adolescentes portadores ou não de déficit cognitivo.

Os Pontos de Cultura são entidades reconhecidas pelo trabalho sociocultural realizado em suas comunidades que, após inscrição e seleção em edital público, recebem apoio financeiro e institucional do Ministério da Cultura.

O Teatro da Uneb está localizado no Campus I da universidade, no bairro do Cabula. Informações (71) 3117-2331.

*Estudante de Produção Cultural da Faculdade de Comunicação da Ufba – Facom