Atualizado em 10 DE outubro DE 2011 ás 14:15

Simsocial pretende debater o papel da tecnologia na sociabilidade

Redes sociais serão a principal temática do Simpósio de Tecnologias Digitais e Sociabilidade (Simsocial)

Por Vagner Campos*
vagnercampos85@gmail.com

O Simpósio de Tecnologias Digitais e Sociabilidade (Simsocial) será realizado nos dias 13 e 14 de outubro, no auditório da Faculdade de Comunicação da Ufba (Facom). Na programação tem palestras com importantes pesquisadores da área de tecnologia no Brasil, além de grupos de trabalho que devem apresentar as vertentes da comunicação relacionadas às redes sociais. No dia 13, a partir das 8h, a atividade começará com o credenciamento dos participantes. A palestra de abertura será às 9h, com o professor da Universidade de São Paulo (USP), Massimo di Felice, que abordará o tema “Redes Sociais na Internet”.

Utilizadas para as mais diversas funcionalidades, as redes sociais tem tomado espaço relevante nos debates sobre tecnologia e cultura digital. Algo que para muitos ainda é visto como brincadeira, ganha cada vez mais importância, ocupando grupos que se empenham na pesquisa desse fenômeno. Nesse contexto, surge o Simpósio de Tecnologias Digitais e Sociabilidade, o Simsocial.

Idealizado pelo Grupo de Pesquisa em Interações, Tecnologias Digitais e Sociedade (GITS), que compõe o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea da Ufba, o Simsocial tem o intuito de realizar discussões e intercambiar pesquisas produzidas que tenham como cunho o papel que as tecnologias digitais desempenham em relação à sociabilidade no Brasil.

O Simsocial visa atender a públicos relacionados, como pesquisadores, professores, estudantes universitários e profissionais da área, mas também se constitui como uma oportunidade para que pessoas, mesmo que não relacionadas diretamente à temática, entendam um pouco mais sobre as redes sociais e as suas influências no dia-a-dia.

Evento: Simpósio de Tecnologias Digitais e Sociabilidade (Simsocial)

Data: 13 de outubro das 8h às 18h e dia 14 de outubro das 9h às 17h30

Local: Auditório da Facom/Ufba