Newsletter
Ciência e Cultura - Agência de notícias da Bahia
RSS Facebook Twitter Flickr
Atualizado em 5 DE novembro DE 2011 ás 23:15

Seminário de Museologia promove debates na Ufba durante a Acta

Seminário propõe debater temas como a cultura na contemporaneidade, patrimônios culturais, política museológica e o mercado de trabalho para o profissional museólogo

Por Adriana Santana*
asantana.cultura@gmail.com

O XIV Seminário de Integração Curso de Museologia / Museus da Cidade do Salvador será realizado de 08 a 10 de novembro no Instituto Feminino da Bahia, no bairro do Politeama. O seminário, promovido pelo Departamento de Museologia da Universidade Federal da Bahia (FFCH/Ufba), é uma atividade afiliada à Semana de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia (Acta 11). A Acta 11 é um evento realizado pela Ufba que abrigará diversos outros eventos, de maneira multidisciplinar.

Logomarca de divulgação do Seminário de Museologia

O seminário propõe debater temas como a cultura na contemporaneidade, patrimônios culturais, política museológica e o mercado de trabalho para o profissional museólogo. O objetivo principal do evento é favorecer o diálogo entre os profissionais responsáveis pela formação em museologia, os estudantes e aqueles que atuam nas instituições museais e com o patrimônio cultural. Estarão presentes, entre os palestrantes, o secretário de Cultura do Estado da Bahia e professor do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura/Ufba) e do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC/Ufba), Albino Rubim; o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), José do Nascimento Junior; a presidente do Conselho Federal de Museologia (Cofem), Telma Lasmar e o presidente do Conselho Regional de Museologia (Corem-1R), Antônio Marcos Passos; além de museólogos e pesquisadores de outras universidades.

Ao longo dos anos, o Seminário de Integração Curso de Museologia / Museus da Cidade do Salvador tem se consolidado como uma importante atividade de extensão do Departamento de Museologia da Ufba, “além disso, tem crescido a participação dos cursos novos de museologia, a exemplo dos cursos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), possibilitando uma interlocução ainda maior entre os profissionais que atuam na área do patrimônio cultural e da cultura de maneira geral”, indica a coordenadora do evento, Sidélia Teixeira.

Sobre o campo de atuação do profissional museólogo e sua inserção no mercado de trabalho, Sidélia Teixeira afirma que “a formação na área museológica tem crescido significativamente em consequência da política nacional dos museus, implementada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC). Além disso, o campo de atuação profissional tem aumentado em função dos movimentos sociais que, cada vez mais, reivindicam o reconhecimento de patrimônios culturais identitários e da própria ampliação do conceito de patrimônio cultural”.

Serviço

O que: XIV Seminário de Integração Curso de Museologia / Museus da Cidade do Salvador

Quando: 08, 09 e 10 de novembro

Onde: Instituto Feminino da Bahia, Politeama

Com informações do site do evento.

*Estudante de Produção Cultural da Faculdade de Comunicação da Ufba – Facom

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *