Atualizado em 15 DE dezembro DE 2011 ás 06:24

Evento será realizado até 16 de dezembro na Escola de Música da Ufba

Por Itamar Cerqueira*
ifshot2@hotmail.com

A Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (Emus/Ufba) promove até o dia 16 de dezembro a Semana Internacional de Canto, Curso e Concertos, na Catedral Basílica de Salvador, com apresentação da Orquestra Sinfônica e Madrigal da Ufba. Durante a Semana Internacional palestras e concertos estão sendo promovidos através de máster-classes sobre técnica e literatura vocal na Emus.

A Orquestra Sinfônica e Madrigal da Ufba apresentará a performance do Oratório Messias de Händel que será o ponto principal das atividades e apresentações do evento e encerrará a temporada de 2011. O maestro e professor da Ufba, José Maurício Brandão, explica um pouco sobre a obra. “Vamos apresentar o Oratório Messias de Händel, composto em 1741. É sua mais famosa criação e está entre as mais populares obras corais da literatura ocidental. É composta por 51 movimentos, agrupados em três grandes seções: a primeira sobre o tema da Natividade, geralmente executado no tempo do Advento, período preparatório para as festas do Natal; a segunda sobre o tema da Paixão, que culmina no famoso côro Hallelujah; e a terceira sobre o tema da Redenção, geralmente executadas no tempo da Páscoa. O libreto, texto adaptado para ser musicado, de autoria de Charles Jennens, é baseado nas Sagradas Escrituras e narra a vida de Jesus Cristo desde sua anunciação profética, nascimento, vida, morte e ascensão ao céu”.

O evento conta com participação da soprano Marília Vargas, da mezzo-soprano Clara Figueirôa, do Tenor Vladimir Silva, do barítono Ângelo Dias, entre outros professores nas apresentações e nas máster-classes.

Semana Internacional de Canto, Cursos e Concertos
Até 16 de dezembro de 2011
Local: Catedral Basílica de Salvador (concertos)
Acesso: Gratuito. As inscrições para os cursos ocorrem na Emus.

Com informações da Assessoria de Imprensa: Core Comunicação (Adriana Nogueira)

*Estudante de Produção Cultural da Faculdade de Comunicação da Ufba – Facom