Atualizado em 23 DE novembro DE 2011 ás 16:18

Projeto de Mapeamento do Recôncavo é selecionado para Festival Internacional

Mapeamento Colaborativo do Recôncavo da UFRB tem objetivo de realizar o mapeamento das cidades de Cachoeira e São Félix, além de disponibilizar mapas na internet através da plataforma OpenStreetMap

Da Redação*
agencia@cienciaecultura.net

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), através do projeto de Mapeamento Colaborativo do Recôncavo, será representada no Festival Internacional da Cultura Digital, que acontece no Rio de Janeiro, nos dias 02, 03 e 04 de dezembro de 2011.

O projeto é coordenado pelo técnico da área de audiovisual e software livre Wille Marcel e pelo professor e artista visual Fernando Rabelo (Curso de Artes Visuais), com as colaborações dos professores Alene Lins (Curso de Cinema e Audiovisual) e Cláudio Manoel (Curso de Cinema e Audiovisual) e de alunos pesquisadores.

O Mapeamento Colaborativo do Recôncavo tem o objetivo de realizar o mapeamento das cidades de Cachoeira e São Félix e disponibilizar os mapas na internet através da plataforma OpenStreetMap (OSM). Além do nome das ruas, as pessoas podem ver no mapa também a localização de pontos de interesse, como escolas, lojas, supermercados e prédios públicos.

A segunda fase do projeto, que já se encontra em desenvolvimento, possibilitará ver e inserir no mapa conteúdos multimídias em fotos, vídeos e textos-legendas e outras informações sobre os pontos de interesse. Posteriormente o mapeamento será estendido para outras cidades do Recôncavo. Essa etapa está em construção no Wikipédia e outras plataformas de vídeo e fotografia. A última e terceira etapa do *apeamento Colaborativo do Recôncavo.

O projeto terá ainda uma terceira etapa, que implicará na construção de dispositivos de captura de imagens em múltiplos pontos de vista e produção de conteúdos de imersão e interatividade em vídeo e fotos em 360º das ruas e pontos de interesse em Cachoeira e São Félix.

Sobre o LinkLivre - O Grupo de Estudos e Práticas Laboratoriais em Plataformas e softwares Livres e Multimeios (Linklivre), liderado pelos professores Cláudio Manoel Duarte e Danillo Barata, abriga atividades de pesquisa e extensão que envolvem o papel da tecnologia na sociedade contemporânea, sua relação com a comunicação, multimeios, tecnologias e produção artísticas, formação, produção de subjetividades e cibercultura.

As relações entre tecnologia, comunicação, arte e sociedade, baseadas na cultura digital, pautada por conhecimento, informação, produção cooperada, interatividade, criatividade, inovação, plataformas e softwares livres, tecnologias sociais, cultura libertária, creative commons etc.

Atividades de pesquisa, capacitação e disseminação do uso do software livre; colaboração com redes de desenvolvimento e ativismo; produção em comunicação e design, desenvolvimento de produtos experimentais em arte e multimídia a partir do uso de ferramentas livres. O LinkLivre está localizado fisicamente no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), na cidade de Cachoeira/BA.

*Com informações da UFRB

Links úteis