Newsletter
Ciência e Cultura - Agência de notícias da Bahia
RSS Facebook Twitter Flickr
Atualizado em 21 DE outubro DE 2011 ás 22:55

Palestra da SNCT aborda clima, desastres e prevenção dos riscos

Mudanças climáticas sempre aconteceram no planeta, porém as ações humanas têm acelerado essas mudanças de forma drástica

Por Itamar Ferreira*
ifshot2@hotmail.com

As mudanças climáticas têm estado constantemente nas pautas de discussões e negociações internacionais, nas pesquisas científicas e no âmbito acadêmico. Foi com  essa temática que aconteceu na última quinta-feira (20), no auditório do PAF 3, na Universidade Federal da Bahia (Ufba), a palestra “Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Riscos”, como parte das atividades da VIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promovida pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

A palestra contou com a presença do doutor em astrofísica pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e professor do Departamento de Física da Universidade Federal de Feira de Santana (Uefs), Marildo Geraldête, como mediador. A mesa foi composta pelo pesquisador titular do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP), diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), especialista em comportamento climático e professor adjunto IV da Ufba,  Pedro Leite, o doutor em Física da Atmosfera pela University of London, Inglaterra, Alberto Brum Novaes e a Superintendente de Desenvolvimento Tecnológico e Cientifico (Secti), doutora Liliane de Queiroz Antônio. A superintendente falou como os impactos das mudanças climáticas estão ligados à vida de todos nós e não somente aos profissionais e pesquisadores da área e como isso afeta a qualidade de vida. Liliane também disse que a Secretaria pretende levar a ciência para todos, difundir a ciência e a tecnologia para construir uma consciência melhor.

Alberto Brum Novaes, Pedro Leite, Liliane de Queiroz Antônio e Marildo Geraldête.

O professor doutor Alberto Brumm apresentou o trabalho “O Efeito Estufa e o Aquecimento Global”, no qual ele mostrou os aspectos agravantes das mudanças climáticas como o crescimento populacional, consumo de água, construção de barragens, consumo de papel, consumo de petróleo, carvão, fertilizante, desmatamento, extinção de espécies, exploração de pesqueiras entre outros. Dr. Brumm também explicou como os fenômenos naturais influenciam nas mudanças climáticas de forma natural, como a radiação, a composição natural da atmosfera e de outros planetas do sistema solar, além do efeito estufa. Observações sobre o 4o Relatório do Painel Intergovernamental em Mudanças Climáticas – Intergovernmental Panel on Climate Change (AR4-IPCC 2007) e possíveis cenários para o século 21 foram também abordados.

“Incertezas Científicas nas Mudanças Climáticas e Políticas Públicas” foi o tema do trabalho do professor Pedro Leite da Silva Dias, mostrando as variações climáticas causadas pela dinâmica interna do clima.  Pedro Leite também trouxe dados do IPCC, mostrando quais são as expectativas para o clima no final desse século, as origens das incertezas nos cenários climáticos futuros, a influência antropogênica como economia e valores sociais. Soluções e desafios para desacelerar as mudanças climáticas foram apresentados no trabalho do diretor do LNCC.

A palestra tinha uma plateia de ouvintes composta basicamente por estudantes. Para a estudante de biologia do 5o semestre na Ufba, Isabela Fernandes, este é “um tema que é de interesse de todos e me chama muito atenção, pois envolve o futuro do meio ambiente”, Isabela ainda acrescentou, “temos que encarar uma realidade de aumento de clima e gases prejudiciais à saúde e temos que mudar comportamentos e atitudes para melhoria desse quadro climático”.

Durante toda a palestra os expositores argumentaram que as mudanças climáticas sempre aconteceram no planeta, porém as ações humanas têm acelerado essas mudanças de forma drástica, soluções e desafios para o futuro também foram apresentados. A mesa foi finalizada com considerações finais do mediador Marildo Geraldête e dos dois palestrantes.

*Estudante de Produção Cultural da Faculdade de Comunicação da Ufba – Facom

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *