Atualizado em 8 DE agosto DE 2011 ás 22:39

Observatório de Mídia e Direitos Humanos é tema de seminário

Evento terá o lançamento do livro: “A Construção da Violência na Televisão da Bahia”, que mostra a análise dos programas policialescos da TV baiana Se Liga Bocão e Na Mira

agencia@cienciaecultura.net

O Centro de Comunicação, Democracia e Cidadania (CCDC) promove o Seminário “Observatórios de Mídia e Direitos Humanos”, que será realizado no dia 11 de agosto, às 9h, na Faculdade de Comunicação (Facom/Ufba).

O evento contará com a presença dos secretários estaduais de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia, Almiro Sena, Comunicação Social da Bahia, Robinson Almeida, e do jornalista, professor e deputado Federal, Emiliano José. A mediação do debate estará a cargo do professor da Facom, Giovandro Ferreira.

No mesmo dias, às 11h, acontece o lançamento da publicação multimídia e do livro: “A Construção da Violência na Televisão da Bahia”, que é o resultado de uma pesquisa feita pelas Ongs Cipó Comunicação Interativa,  e Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social mais a Facom. Na publicação, foram analisados os programas policialescos da TV baiana, Se Liga Bocão (TV Itapoan, afiliada da TV Record) e Na Mira (TV Aratu, afiliada do SBT).

Durante seis meses, a equipe de pesquisa aplicou uma metodologia quantitativa e qualitativa, que buscou observar as principais violações de direitos humanos presentes nos dois programas. A análise também identifica o perfil das fontes de informação que são utilizadas nas matérias produzidas pelo Se Liga Bocão e Na Mira. Além disso, a pesquisa discute as estratégias de persuasão do público construídas pelos apresentadores dos programas.

A programação segue durante a tarde com workshops, que contarão com a participação dos professores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Edgard Rebouças, e Adriano Sampaio, da Facom. A mediação será de Daniella Rocha, representante da Cipó.

Inscrições devem ser feitas na própria Facom, as vagas são limitadas.

Serviço:

Data: 11 de agosto de 2011

Horário: 9h às 18h

Local: Faculdade de Comunicação da Ufba (Rua Barão de Geremoabo, s/n, Ondina, Salvador -3283-6191)

Gratuito com certificado de extensão: 8 horas

Mais informações: