Atualizado em 10 DE março DE 2012 ás 00:49

Mutirão leva educação ambiental para subúrbio de Salvador

Trabalho será desenvolvido por moradores, que serão responsáveis pela elaboração e execução de projetos na comunidade. Haverá também a distribuição de plantas nativas durante a ação

DA REDAÇÃO
agencia@cienciaecultura.net

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema), participa, sábado (10), a partir das 9h, do “Mutirão Social” promovido pelo Governo do estado, no final de linha do bairro de Fazenda Coutos III, na região do Subúrbio Ferroviário em Salvador. A iniciativa, que também conta com o apoio do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), faz parte do programa Pacto pela Vida.

Desde a instalação da Base Comunitária de Segurança, os moradores da região também passaram a contar com acesso a novas ações na área social. A Sema participa com atividades de Educação Ambiental e apoio ao mapeamento de experiências ambientais no bairro.

O trabalho é desenvolvido pelos moradores, que além de levantarem as iniciativas já existentes, serão responsáveis pela elaboração e execução de projetos na comunidade. Durante a ação, haverá também distribuição de mudas de plantas nativas.

Diferencial – Para o coordenador de Políticas Públicas da Sema, Aldo Carvalho, a ação realizada em Coutos possui um diferencial com relação às outras comunidades, pelo maior envolvimento dos moradores com a conservação do bairro. “As lideranças comunitárias vêm demonstrando interesse nas ações do Pacto. Nossa expectativa é que essa etapa seja bastante enriquecedora. O papel da Sema será o de alavancar e fortalecer o que já existe”, ressaltou.

A iniciativa faz parte das atividades da Câmara Setorial de Prevenção Social do Pacto pela Vida (CSPS), que é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). Além da Sema, fazem parte deste programa 15 secretarias estaduais. São elas: Educação, Saúde, Cultura, Promoção da Igualdade, Desenvolvimento Urbano, Agricultura, Copa 2014, Infraestrutura, Políticas para as Mulheres, Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Relações Institucionais, Desenvolvimento e Integração Regional, Segurança Pública, Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) Ciência, Tecnologia e Inovação, além da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Ministério Público e Defensoria Pública.

Fonte: Secom