Atualizado em 22 DE setembro DE 2011 ás 09:34

Lula recebe título de Doutor Honoris Causa da Ufba

Título foi proposto pela FFCH da Ufba e outorgado em 30 de outubro de 2002, três dias após a conquista do primeiro mandato do ex-presidente

Por Cristiani Cardozo, Dayanne Pereira e Vagner Campos
agencia@cienciaecultura.net

Ao som da música Samba da Minha Terra de Dorival Caymmi, a professora de canto da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Ana Paula Albuquerque, o baterista, Ivan Huol, o baixista e professor da Emus, Ivan Bastos e o violonista Paulo Mutti, abriram a cerimônia que titulou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como Doutor Honoris Causa, na manhã da última terça-feira (20), no Salão Nobre do Palácio da Reitoria da Ufba.

Plateia lotada para prestigiar a entrega do título

A reitora Dora Leal que presidiu a solenidade afirmou ser uma “satisfação para a Ufba receber o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para conceder o título de Doutor Honoris Causa”. O evento contou com a presença da vice-diretora da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Ufba (FFCH/Ufba), Maria Victória Espiñeira González,  do governador, Jacques Wagner, do presidente da Assembléia Legislativa, Marcelo Nilo, do ex-reitor da Ufba, Roberto Santos e do prefeito de Salvador, João Henrique.

Roberto Santos, Marcelo Nilo, Jacques Wagner, Dora Leal, Lula, Maria Victória Espiñeira e João Henrique durante execução do Hino Nacional

Como convidados estiveram presentes também o ex-reitor da Ufba, Naomar de Almeida Filho, os reitores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), professor Paulo Roberto Pinto, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), professor Lourisvaldo Valentim, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), professor José Carlos Barreto de Santana, a reitora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), professora Aurina Santana, o presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, o ex-governador, Waldir Pires, a presidente das Voluntárias Sociais do Estado da Bahia e primeira dama, Fátima Mendonça, o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, alguns deputados federais e estaduais, secretários estaduais e municipais e vereadores.

O título foi proposto pela FFCH da Ufba e outorgado em 30 de outubro de 2002, três dias após a conquista do primeiro mandato como presidente da república. No entanto, Lula decidiu receber o título após sair do cargo.

“O título representa um saber que não é necessariamente acadêmico, mas um saber político”, destacou Jacques Wagner, ao justificar os motivos que levaram o Conselho Universitário da Ufba a conceder o titulo ao ex-presidente.  Para o governador o título é um reconhecimento da trajetória política de Lula, de sindicalista até a presidência da república.

Lula oficializa o recebimento do título

A vice-diretora da FFCH, Maria Victória Espiñeira González, ressaltou a importância de Lula no cenário político nacional, “calcado em interesses comuns e na vontade coletiva, essa outorga é para alguém que tem a expertise de ser um doutor em ação política”. O engajamento pelas causas sociais foi um dos principais fatores que levaram o conselho a ceder o titulo ao ex-presidente Lula. “Foi um causador das principais mudanças ocorridas no Brasil, homem de ação que pautou o debate social e é um doutor pelo reconhecido do povo”, destaca a vice-diretora.

A reitora Dora Leal, o ex-presidente Lula e o ex-reitor Naomar de Almeida no momento da entrega da faixa de Doutor Honoris Causa

Após receber o título da reitora e receber a faixa de Doutor Honoris Causa, do ex-reitor Naomar de Almeida Filho, Lula cumprimentou a todos os presentes. “É com imensa honra que recebo o título e agradeço ao Conselho Universitário, a reitoria, aos alunos e professores por essa homenagem. Não entendo essa honraria como reconhecimento pessoal, mas como reconhecimento do povo brasileiro”, ressaltou o ex-presidente.

Ex-presidente Lula durante discurso

Escute trecho do discurso do Doutor Honoris Causa da Ufba, Luiz Inácio Lula da Silva.