Atualizado em 5 DE maio DE 2019 ás 19:28

Lançamento do livro “Inovar para a Qualidade na Educação Digital”

Pesquisadores brasileiros e portugueses lançam o livro Inovar para a Qualidade na Educação Digital em eventos que serão transmitidos via web de sete cidades no Brasil e Portugal

DIVULGAÇÃO

Publicado pela Universidade Aberta (UAB), instituição de ensino superior público a distância em Portugal, o livro reúne seis artigos de autores reconhecidos em suas áreas de pesquisa, como os professores Nelson Pretto (UFBA) e Andrea Lapa (UFSC), que assinam um capítulo provocativo e oportuno intitulado Inovar com os Hackers na Educação. O texto traz uma análise crítica das principais políticas públicas brasileiras de integração de tecnologias de informação e comunicação (TIC) na escola e apresenta inúmeras experiências concretas, fruto de iniciativa quase que individual de professoras e professores que, apesar das políticas, revelam uma oportunidade para a inovação na educação. “Ele [cenário de resistência] é inspirado na ética do trabalho dos hackers, que pressupõe essencialmente colaboração, trabalho aberto, coletivo e colaborativo, centrado numa perspectiva aberta e democrática do conhecimento: a escola hacker”, escrevem os autores.

Imagem: Divulgação

A publicação reúne textos, como Web Currículo e as possibilidades de inovação em contexto digital de aprendizagem, de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo); Ebooks Interativos e Multimídia em EaD, de José Bidarra (Universidade Aberta, Portugal) e Eduardo Lima (Universidade Federal de São João del-Rei/ Divinópolis); Estratégias de gamificação para envolver os alunos na aprendizagem de obras da literatura portuguesa, de Adelina Moura (GILT- Instituto Superior de Engenharia do Porto), entre outros.Para quem estiver em Portugal, os lançamentos serão feitos em Lisboa, Porto e Aveiro, das 15h às 16h30. No Brasil, os eventos ocorrem em Salvador, Florianópolis, São Paulo e São João Del Rey, das 11h às 12h30. Em Salvador, a atividade será no Auditório 1 da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), como uma mini conferência de Nelson Pretto e, via web, do reitor Paulo Dias (UAB/Portugal).

Os organizadores da publicação – o reitor Paulo Dias e os professor da UAB, Darlinda Moreira e Antonio Quintas Mendes – promovem uma visão reflexiva e comprometida com a inovação pedagógica, para a qual a tecnologia não é um fim em si mesma, mas um meio para a mudança e a antecipação dos cenários e contextos de educação. Os debates apresentados extrapolam a articulação entre os estudos curriculares e as tecnologias da educação e reúnem também o contributo do ativismo social como meio de valorização da educação não formal para a cidadania na sociedade digital.

Serviço:

O que: lançamento do livro (ebook) Inovar para a Qualidade na Educação Digital

Quando: 7 de maio de 2019, das 11 às 12:30

Onde: Auditório 1 da Faculdade de Educação da UFBA (Vale do Canela).

Mais informações: www.livrouab.pretto.info