Newsletter
Ciência e Cultura - Agência de notícias da Bahia
RSS Facebook Twitter Flickr
Atualizado em 11 DE novembro DE 2011 ás 07:08

IV Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise na Acta

Outros temas também estão sendo abordados durante o evento, como: psicanálise e cultura, ética e clínica psicanalítica e a consciência moral

Por Itamar Ferreira*
ifshot2@hotmail.com

Salvador está sediando do IV Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise, realizado entre os 07 e 11 de novembro, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Ufba, com a participação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O evento é filiado à Semana de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia (Acta 11), promovido pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).

A Filosofia da Psicanálise na atualidade é um dos temas que está sendo discutido no congresso, outros temas também estão sendo abordados durante o evento, como: psicanálise e cultura, ética e clínica psicanalítica e a consciência moral. Obras do filósofo alemão Nietzsche, do fundador da psicanálise Freud e do escritor russo Dostoievski estão sendo discutidas e analisadas.  A ideia é promover uma reunião entre os pesquisadores de filosofia e clínica psicanalítica do Brasil e do exterior. O público ouvinte conta com professores, psicanalistas, profissionais de áreas e de estudantes de filosofia e psicologia.

Para o aluno do curso de psicologia da UFRB, Clenival Santana, a participação em um congresso mostra que o conhecimento não está estático, está sendo sempre renovado e produzido por instituições e o congresso é esse momento de troca de conhecimento. “O congresso é mais um momento de aprendizado, renovação, questionamento e crescimento. São momentos de disseminação de novas ideias”, acrescenta o estudante.

Na mesa redonda “Clínica Psicanalítica: Aspectos Éticos” estiveram presentes a doutora e psicanalista, Elsa Oliveira Dias (Brasil), o doutorando em filosofia da Unicampo e mediador, Eder Soares Santos, a professora e psicanalista, Marcela Antelo (Argentina) e o doutor em psicanálise, Antônio Teixeira (Brasil)

O evento conta com mesas redondas, conferências, simpósios, palestras e lançamento de livros. Na sexta-feira (11), último dia do congresso, as atividades começam às 08h com o Simpósio apresentado por Caroline Vasconcelos Ribeiro, Eder Soares Santos, Fátima Caropreso e Josiane Cristina Bocchi. Às 10h tem a Conferência: Consciousness, mind and subjectivity com Marcia Cavell e o debatedor, João José Almeida.

O congresso IV Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise é patrocinado pela Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesb), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex – Filosofia e Ciência).

*Estudante de Produção Cultural da Faculdade de Comunicação da Ufba – Facom

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *