Atualizado em 5 DE outubro DE 2011 ás 23:59

Espetáculo teatral “Quase Nada” estreia no Teatro Martim Gonçalves

Montagem de formatura tem direção de Felipe Soledade e orientação de Luiz Marfuz

Por Adriana Santana*
asantana.cultura@gmail.com

Estreia quinta-feira (06) e segue em cartaz até o dia 16 de outubro o espetáculo Quase Nada, no Teatro Martim Gonçalves, às 20h, com entrada franca. A montagem é produto da conclusão do curso em Direção Teatral da Universidade Federal da Bahia (Ufba) de Felipe Soledade, que conta com orientação de Luiz Marfuz, professor da Escola de Teatro da Ufba e premiado diretor teatral. O elenco é composto por Caio Rodrigo, Simone Brault, Jussara Mathias e Antônio Fabio, atores de destaque do teatro baiano.

A peça narra os conflitos e atitudes tomadas por um casal de classe média alta após o marido ter assassinado um menino de rua. O texto é de Marcos Barbosa, dramaturgo e professor da Escola de Teatro da Ufba. Esta é a primeira vez que a montagem, que já passou pela Inglaterra, Itália e Estados Unidos, é encenada em Salvador. A peça foi apresentada em Londres em 2004 no Royal Court Theatre, um dos maiores centros artísticos da Europa, durante residência artística realizada pelo autor, como bolsista do British Council de São Paulo.

O elenco da peça é formado por Caio Rodrigo, Simone Brault, Jussara Mathias e Antônio Fabio, atores de destaque do teatro baiano.

Em sua trajetória profissional, Marcos Barbosa foi aclamado com o Prêmio Paulo Pontes (João Pessoa, 2001), Prêmio Carlos Carvalho (Porto Alegre, 2005) e Prêmio Braskem de Teatro (Salvador, 2004).

Felipe Soledade, diretor do espetáculo, se aproximou do trabalho de Marcos Barbosa a partir de sua peça de pré-formatura, intitulada Novas Diretrizes em Tempos de Paz, onde trabalhou em conjunto com o dramaturgo. “Depois desta encenação decidi ler os textos do autor com o intuito de encontrar um assunto do meu interesse. Optei por encenar a peça Quase Nada, texto que põe em discussão temas como a relação das classes sociais, a violência urbana e seus desdobramentos. Outro fator que me fez decidir por esta obra foi a possibilidade de trabalhar com os atores Caio Rodrigo, Simone Brault, Jussara Mathias e Antônio Fábio, que conheciam o texto e viam nele um assunto relevante e um grande desafio de interpretação na técnica do realismo”, aponta o diretor.

Caio Rodrigo (indicado ao Prêmio Braskem 2010), Jussara Mathias (ganhadora do Prêmio Braskem 2007) e Simone Brault (indicada ao Prêmio Braskem 2008) são destaques da nova geração do teatro baiano. Caio Rodrigo compôs um dos personagens de Pólvora e Poesia, sucesso de público e crítica e indicado a cinco categorias no Prêmio Braskem 2010. O espetáculo recebeu dois prêmios, o de Melhor Espetáculo e Melhor Direção, por Fernando Guerreiro. O ator ainda é assistente de direção da peça Namíbia não!, dirigida por Lázaro Ramos, um dos maiores sucessos de público do ano em Salvador. O elenco conta ainda com experiente ator Antônio Fábio, que no ano passado realizou sua estreia como diretor com a peça Os Enamorados, adaptação do texto de Carlo Goldoni.

O quê: Espetáculo Quase Nada

Onde: Teatro Martim Gonçalves, Canela

Quando: De 06 a 16 de outubro, de quinta a domingo, às 20h

Quanto: Grátis