Atualizado em 17 DE novembro DE 2011 ás 09:38

Espetáculo Meu nome é mentira estreia no Teatro Martim Gonçalves

O espetáculo de formatura em Interpretação Teatral tem direção de Luiz Marfuz e fica em cartaz até 27 de novembro

Por Adriana Santana*
asantana.cultura@gmail.com

Estreia nesta quinta-feira (17) às 20h, no Teatro Martim Gonçalves, o espetáculo Meu nome é mentira, com direção de Luiz Marfuz. O espetáculo de formatura do curso de Interpretação da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (ETUfba) reúne 18 atores formandos. A peça fica em cartaz até o dia 27 de novembro, com sessões de terça a domingo. A entrada é gratuita, com senhas distribuídas duas horas antes do início do espetáculo.

Cartaz do espetáculo "Meu nome é Mentira"

O texto da peça, inspirado em uma fábula de Bertolt Brecht, também é de autoria de Luiz Marfuz, doutor em Artes Cênicas e professor da Escola de Teatro (ETUfba). Apresentando como enredo o julgamento de um explorador de minérios acusado de assassinar seu empregado por motivo ideológico, o espetáculo mistura os gêneros do humor, drama e musical. Durante os depoimentos daqueles que compõem o júri, verdade e mentira se confundem, levantando questionamentos acerca da natureza do que se diz verdadeiro ou falso. “O espetáculo também é uma paródia à espetacularização dos chamados ‘julgamentos do século’, que fazem do fato uma ficção e transforma as pessoas em personagens de dramas e comédias”, detalha o diretor.

Marfuz já havia tentando montar o espetáculo Meu nome é mentira com o Grupo Toca de Teatro, mas o projeto não se realizou por falta de recursos. O Grupo Toca de Teatro é originário da peça Atire a primeira pedra, até então a única experiência de Marfuz na direção de um espetáculo de formatura da Escola de Teatro. “É uma grande satisfação participar do processo de formação de uma nova geração de atores. Contribuir para seu crescimento profissional, fazer despertar seu potencial, lançar desafios e, principalmente, poder trocar experiências.”, afirma o diretor.

Serviço:

O que: espetáculo Meu nome é mentira

Quando: de 17 a 27 de novembro, de terça a domingo. De terça a sexta, às 20h. Sábado e domingo, duas sessões: às 17h e 20h.

Onde: Teatro Martim Gonçalves, Rua Araújo Pinho, Canela

Quanto: Entrada Franca. Senhas distribuídas 2h antes do início do espetáculo.

Com informações da Assessoria de Comunicação do espetáculo e de Cláudia Pedreira

*Estudante de Produção Cultural da Faculdade de Comunicação da Ufba – Facom