Newsletter
Ciência e Cultura - Agência de notícias da Bahia
RSS Facebook Twitter Flickr
Atualizado em 2 DE outubro DE 2011 ás 23:23

Colóquio promove debate sobre a efetividade dos festivais culturais

"I Colóquio Internacional no Reino dos Festivais" visa problematizar se os festivais são ferramentas ou pretextos para as políticas culturais

Por Adriana Santana*
asantana.cultura@gmail.com

Estão abertas as inscrições para o I Colóquio Internacional no Reino dos Festivais, evento que tem como objetivo discutir a efetividade dos festivais de cultura, visando problematizar se estes são ferramentas ou pretextos para as políticas culturais. O colóquio acontece nos dias 24 e 25 de outubro, no auditório do PAF 3, no Campus de Ondina, da Universidade Federal da Bahia (Ufba). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no blog do evento.

Realizado pela Escola de Teatro, Faculdade de Comunicação e Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Ufba, o colóquio está inserido na programação do Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (Fiac).

O objetivo do colóquio é fazer a ponte entre o mercado e a universidade, como aponta a professora da Escola de Teatro e coordenadora do evento, Deolinda Vilhena. “Sempre tive dificuldade em entender como muitos dos cursos de artes cênicas nas universidades, onde se pensa o fazer teatral, despejam anualmente centenas de profissionais no mercado sem que eles saibam produzir teatro. Num país sem tradição de políticas culturais públicas na área do teatro, o ator, diretor, que não se auto-produzir não vai trabalhar. Então discutir a produção e com ela os elementos da cadeia produtiva – produção, circulação, difusão etc. – na minha cabeça é vital”. Deolinda Vilhena afirma ainda que “espera trazer para o centro dessa discussão um dos maiores problemas do teatro no Brasil: a circulação. Condicionados e habituados a uma pseudo-política calcada nas leis de incentivo e renúncia fiscal, fala-se apenas em incentivar a produção e a criação. O que gera uma enormidade de espetáculos e depois um sem número de desempregados, posto que não há mecanismos de circulação suficientes para regular esse mercado”.

Entre os palestrantes estão o especialista em festivais e políticas públicas na área, Bernard Faivre D'Arcier, o coordenador do Pós-Cultura, Paulo Miguez e o secretário executivo do Minc, Vitor Ortiz

O evento conta com patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Embaixada da França.

Entre os palestrantes nacionais estão confirmadas as presenças da gerente de patrocínios da Petrobras, Eliane Costa; do secretário executivo do Ministério da Cultura (Minc), Vitor Ortiz; do coordenador do Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Cultura e Sociedade, Paulo Miguez; da diretora da Fundação Cultural da Bahia (Funceb), Nehle Franke; do Superintendente de Promoção Cultural da Secult/BA, Carlos Paiva e do coordenador geral do Fiac, Ricardo Libório. O evento receberá também convidados franceses, o especialista em matéria de festivais e políticas públicas na área, Bernard Faivre D’Arcier; o músico e compositor integrante do Théâtre du Soleil, Jean-Jacques Lemêtre e o diretor da Inspeção Geral do Ministério da Cultura e da Comunicação, Patrick Olivier.

Veja a programação completa.

*Estudante de Produção Cultural da Faculdade de Comunicação da Ufba – Facom

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *