Atualizado em 14 DE junho DE 2013 ás 18:05

Ciclos Weberianos enfatizam aspectos da obra de Max Weber

Ciclos Weberianos acontecem no auditório do Pavilhão Raul Seixas, todas as sextas-feiras de julho e agosto. O evento, promovido por professores e discentes do curso de Ciências Sociais da UFBA, busca traçar um panorama das questões principais do pensamento de Weber, relacionando três ciências que se desenvolveram a partir de suas obras: Antropologia, Ciência Política e Sociologia.

campus de São Lázaro, especificamente o Auditório do Pavilhão Raul Seixas, recebe os Ciclos Weberianos, um conjunto de palestras que visam à discussão da obra de Max Weber, economista alemão e um dos fundadores da Sociologia. Estudantes e pesquisadores de Ciências Sociais e de áreas afins poderão conferir os encontros que ocorrem das 10h às 12h, em todas as sextas-feiras de julho e agosto.

As inscrições devem ser realizadas através do e-mail: ciclosweberianosffch@gmail.com, recebendo certificação apenas quem obtiver 75% de presença no evento.

Os Ciclos Weberianos, promovido por professores e discentes do curso de Ciências Sociais da UFBA, busca traçar um panorama das questões principais do pensamento de Weber, relacionando três ciências que se desenvolveram a partir de suas obras: Antropologia, Ciência Política e Sociologia. O evento faz parte dos Diálogos em Ciências Sociais, projeto que organiza encontros com estudantes e docentes de Ciências Sociais da UFBA. Em 2014, tendo em vista a celebração de 150 anos do nascimento de Max Weber, pretende-se realizar um evento ainda maior, com convidados externos e mais aprofundamento em seu pensamento.

“Além de ter fornecido os pilares para a autonomia das Ciências Sociais, há nas obras de Weber referências sobre a importância da compreensão do fenômeno social e do comportamento humano”, explica Maria Salete de Amorim, uma das coordenadoras do evento e professora de Ciência Política da UFBA. O “método compreensivo”, o conceito de “tipo ideal” e a análise dos “processos de racionalização” estão entre os principais aspectos e mais conhecidos da produção do sociólogo alemão. Segundo Salete, cada palestra corresponde a um próprio ciclo de debates, através das influências de Weber.

PROGRAMAÇÃO*

05/07 - Palestra  de  abertura ”Convicção e responsabilidade em Max Weber: notas biográficas”, com Alexandre San Goes

12/07 - “Weber, política e cidadania”, com Maria de Souza Palácios (UNEB)

19/07 - “Política e democracia em Max Weber”, com Paulo Fábio Dantas (UFBA)