Atualizado em 3 DE outubro DE 2011 ás 22:05

Centro de pesquisa baiano alia tecnologia a patrimônio histórico

"Tour virtual da cidade de Cachoeira" e "Website do acervo de Rio de Contas" são algumas das pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Computação Gráfica Aplicada à Arquitetura e ao Desenho (LCAD)

Por Vagner Campos*
vagnercampos85@gmail.com

O Laboratório de Computação Gráfica Aplicada à Arquitetura e ao Desenho (LCAD), centro de pesquisas que integra o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU) da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Foi criado em 1989 e efetivamente implantado em 1992, com o objetivo de introduzir e difundir as tecnologias da computação gráfica aplicada e capacitar-se como centro de pesquisa. Desde então atua na pesquisa, extensão, ensino de graduação e pós-graduação, constituindo-se como um dos primeiros laboratórios implantados nas escolas brasileiras de arquitetura.

Um dos aspectos mais importantes para a manutenção da cultura de um povo está na conservação do patrimônio arquitetônico local. Essa não é uma tarefa fácil, principalmente quando consideramos a ação do tempo e do próprio homem. No entanto, a tecnologia tem se mostrado uma grande aliada da manutenção do patrimônio histórico. Se até recentemente as tecnologias disponíveis para documentação de centros históricos das cidades, eram o cadastramento através do registro em croquis ou através de fotografias aéreas e terrestres, novas técnicas têm surgido, se apropriando das mais antigas e, ao mesmo tempo, acrescentando fatores originais. Centros de pesquisa especializados também são cada vez mais frequentes, desenvolvendo ainda mais os avanços na conservação da cultura.

O professor doutor da Faculdade de Arquitetura da Ufba, Arivaldo Leão de Amorim, remete às origens do laboratório, enfatizando a necessidade que havia de uma iniciativa como essa. O pesquisador da área, e desenvolvedor do LCAD, ressalta que “o emprego das tecnologias digitais na documentação do patrimônio arquitetônico da Bahia foi um passo natural na expansão das atividades do LCAD, que hoje é uma referência nacional quanto se trata de questões relacionadas ao uso das tecnologias digitais na arquitetura, e, especialmente, na documentação arquitetônica e de sítios urbanos de importância histórico-cultural”, destaca.

Tour virtual da cidade de Cachoeira – BA

Entre os projetos do LCAD está o tour virtual da cidade de Cachoeira, localizada na região do Recôncavo Baiano, a aproximadamente 120 quilômetros de Salvador. O tour virtual, que é um projeto de iniciação científica realizado pela estudante da faculdade de arquitetura, Taís de Souza Santos, se apodera de diversos recursos tecnológicos, como a possibilidade de visualizar os principais pontos da cidade através de uma visão de 360 graus.

O professor Arivaldo Leão de Amorim defende que o objetivo dessa iniciativa é o de “documentar, divulgar e valorizar o patrimônio arquitetônico do estado da Bahia, como uma forma de proteção desses locais e monumentos, através da educação patrimonial”. Ele defende como ponto forte do projeto, a fácil veiculação desse recurso na internet. Segundo ele, “por serem arquivos de tamanho reduzido, estes panoramas fotográficos podem ser facilmente veiculados na web, além do que, pela sua interatividade e forma lúdica de navegação, possui um grande potencial para a divulgação e valorização do patrimônio arquitetônico da Bahia. Na medida em que as pessoas conhecem com maiores detalhes a sua cultura, passam a respeitá-la, valorizá-la e protegê-la”.

Website do acervo de Rio de Contas – BA

Consequência de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida pelo arquiteto Fabiano Mikalauskas de Souza Nogueira, o website “Acervo Rio de Contas” constitui-se como um dos maiores projetos do LCAD sobre a documentação do patrimônio arquitetônico da Bahia com o uso das tecnologias digitais. O site tem como objetivo armazenar divulgar e disponibilizar uma enorme gama de dados multimídia, que começaram a ser produzidos em agosto de 2008.

Entretanto, o professor Arivaldo ressalta que o projeto ainda está em andamento. Ele enfatiza que “é importante esclarecer que nem todos os dados que foram coletados foram processados, de modo que as informações correspondentes possam estar disponíveis. Este é um trabalho árduo que vem sendo feito lentamente”, avisa.

Projetos futuros

O LCAD não cessa sua produção acadêmica. Entre os próximos trabalhos, destacam-se o Projeto Lençóis, o 3D Virtual Pelourinho, além do aperfeiçoamento dos projetos Rio de Contas e Cachoeira.

Sobre os projetos do LCAD o professor Arivaldo avisa que “o próximo passo envolvendo todos estes projetos compreende a junção dos mesmos e os dados deles decorrentes, em um grande portal de documentação arquitetônica do estado da Bahia, com a consolidação de um sistema de informações georreferenciadas, constituindo o que vem sendo chamando na literatura internacional de Heritage Information System (HIS)”, conclui.

Outra iniciativa em desenvolvimento está relacionada ao restauro e reconstituição virtual de edificações que foram danificadas por diferentes agentes, ou mesmo completamente destruídas. Segundo Arivaldo, “para que estas edificações possam ser reconstituídas ou restauradas em formato digital, é necessário que existam informações confiáveis sobre as mesmas. A ideia é estar sempre usando tecnologias mais atuais e que possam facilitar e potencializar o trabalho de documentação que vem sendo realizado, além de reduzir os custos do processo de pesquisa”, finalizou o pesquisador.

*Estudante de Produção Cultural da Faculdade de Comunicação da Ufba – Facom