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Atualizado em 10 DE novembro DE 2011 ás 12:26

Café Científico debate o atual processo educativo e sociedade racional na Acta

Palestra foi ministrada pelo professor da Faculdade de Educação da Ufba, Sérgio Coelho Borges Farias e fez parte da Semana de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia (Acta)

Por Vagner Campos*
vagnercampos85@gmail.com

Na última quarta-feira (09), no segundo dia do Café Científico da Semana de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia (Acta 11). O Café Científico é uma realização da Pró Reitoria de Extensão (Proext-Ufba), da Sala de Arte Cinema da Ufba, do Programa de Pós Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (Ufba/Uefs) e da Livraria LDM Multicampi, que também é a idealizadora da iniciativa.

Apesar da manhã chuvosa, o auditório do PAF 3 recebeu bom público para a palestra A interdisciplinaridade e o domínio estético nos processos de aprendizagem, do professor da Faculdade de Educação da Ufba e pesquisador, Sérgio Coelho Borges Farias. O autor enfatizou a importância de um novo modelo educacional, onde o pensamento baseado apenas na razão dê espaço a uma abordagem mais plural.

Sérgio chamou atenção para um pensamento que busque atender o global e o local, deixando claro que o pensamento focado no ‘ou esse ou aquele’, deve ser substituído ‘esse e aquele’. Isso significa que o sujeito pode pensar no todo e também nas partes.

Outro aspecto abordado, na apresentação de Farias, se deu em relação à rígida separação dos saberes na academia. O professor chamou atenção para o fato de que é necessária a superação dessa descompactação em função de um ensino mais interdisciplinar, definindo através de exemplos que é impossível resolver um problema com respostas provenientes de uma única disciplina, frisando novamente a necessidade do trânsito entre disciplinas.

Por fim, o pesquisador resumiu sua apresentação elucidando o atual momento do sujeito que, localizado numa sociedade problemática, necessita de um posicionamento que busque uma concepção que não seja baseada num racionalismo exacerbado. O professor voltou a enfatizar a importância de um processo educativo que desenvolva o senso estético e a interdisciplinaridade, levando em conta outros elementos formadores do sujeito.

*Estudante de Produção Cultural da Faculdade de Comunicação da Ufba – Facom

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