Atualizado em 3 DE outubro DE 2011 ás 23:00

Arte Contemporânea em debate no Museu de Arte Moderna da Bahia

Curadora, crítica de arte e doutoranda em Arquitetura e Urbanismo da Ufba, Priscila Lolata ministra palestra no Ciclo de História da Arte

Por Marília Moura*
marideologia@gmail.com

Pessoas interessadas em arte contemporânea têm um motivo a mais para ir ao Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM–BA) esta semana. Na próxima terça-feira (04), às 15h, no Cinema do MAM, a doutoranda em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Priscila Lolata, ministra a palestra intitulada Contrapontos, transições e heterogeneidades: a “chegada” e afirmação da arte contemporânea. A atividade marca o encerramento do segundo bloco de palestras do Ciclo de História da Arte, evento realizado pelo MAM-BA, que começou em agosto e segue reunindo artistas, pesquisadores e o público interessado em arte, todas as terças-feiras.

Priscila Lolata é graduada em Turismo pelas Faculdades Integradas Olga Metting e mestre em História da Arte pela Ufba. Atualmente é doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela mesma Universidade, onde pesquisa sobre intervenções artísticas na cidade contemporânea. Também é membro do grupo de pesquisa Laboratório Urbano – PPG-AU Ufba (CNPq), atuando na linha Estética, Corpo e Cidade. A pesquisadora exerceu a docência no ensino de graduação e pós-graduação e atua na área de urbanismo contemporâneo e artes, com ênfase em História da Arte, Curadoria e Crítica.

Segundo a pesquisadora na palestra, serão abordadas as mudanças no olhar e posicionamento de artistas e críticos que caracterizam os precedentes de uma produção, que passou a ser denominada arte contemporânea. Para Priscila Lolata, “o campo das artes plásticas se expandiu para as artes visuais e, atualmente, para uma produção ainda não definida”. A palestrante também propõe uma reflexão a respeito das “inter-relações da arte contemporânea com outros campos de conhecimento e com os locais de apresentação, a arte institucional fora da instituição, a arte independente em qualquer lugar e a arte e o espaço fluido”.

Sobre o Ciclo ela ressalta que iniciativas dessa natureza ampliam a possibilidade de se ter um pensamento crítico, algo que é fundamental para qualquer produção artística. “Esses momentos, fora da academia, geram possibilidades de qualquer um ampliar o conhecimento e aproximar as pessoas da história da arte. Conhecer mais a história da arte é conhecer, além de artistas e obras, os meandros, as rupturas e o sistema da arte como elementos propulsores da produção artística”, lembrou a pesquisadora.

A expectativa para a palestra que acontece na terça-feira, quatro de outubro, das 15h às 17h, é “conseguir passar informações que possam deixar as pessoas com o olhar mais crítico em relação à arte e instigar a vontade delas de conhecer mais o percurso da arte contemporânea e as poéticas que se manifestam nela”, destacou a pesquisadora.

Ciclo de História da Arte – Iniciativa do Museu de Arte Moderna da Bahia estruturada em três módulos, com quatro encontros cada um. O primeiro módulo, Modernidade e transição para a contemporaneidade, contou com a participação do artista plástico, Almandrade e da arquiteta e professora da Ufba, Alejandra Muñoz. O segundo módulo, Espacialidade, ação e discurso na produção artística contemporânea, do qual faz parte a palestra que será ministrada por Priscila Lolata, também contou com a presença de Alejandra Muñoz e de Ludmila Brito. Para encerrar o Ciclo, Mariela Hernández, fará quatro palestras, sobre a Arte moderna latino-americana.

Ciclo de História da Arte

Onde: Cinema do Museu de Arte Moderna da Bahia

Quando: Até 22 de novembro, às terças, 15h às 17h

Quanto: Grátis