Newsletter
Ciência e Cultura - Agência de notícias da Bahia
RSS Facebook Twitter Flickr
Atualizado em 13 DE outubro DE 2014 ás 18:25

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O evento que promove a popularização da ciência acontece entre os dias 13 e 19 de outubro.

SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DA BAHIA*

Conhecer, testar e experimentar diversas produções e equipamentos científicos nas áreas de games, robótica, física e ciência. Estas e outras novidades estarão disponíveis para o público baiano na 11ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que será realizada entre os dias 13 e 19 de outubro, no estacionamento L1 do Salvador Shopping.

Com o tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), acontece dentro de uma tenda climatizada com cerca de 600m², onde os visitantes poderão participar do Campeonato de Robótica, Física Recreativa, Espaço Games, Show da Química e Ciência no Cotidiano. Além do Ciclo de Palestras grátis sobre Jogos Digitais na Livraria Saraiva.

FOTO:Ascom SCTBA

A novidade da SNCT 2014 será a presença das unidades móveis da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) e do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro). O veículo do Hemoba estará nos dias 16, 17 e 18 ao lado da tenda da SNCT para os interessados que desejam doar sangue. O Ibametro apresentará campanha educativa todos os dias da SNCT, com diversas palestras entre outros temas, consumo seguro para crianças e adultos, produtos com certificação e descartes de brinquedos.

Com o objetivo de popularizar a ciência e tecnologia, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia apresenta também jogos de Kinect e equipamentos que utilizam princípios de química e física, como: A Bicicleta geradora de energia, Chispa ascendente, Sopro que aprisiona, Anamorfose Cilíndrica, Looping, Poço Gravitacional e Condutores e isolantes estarão disponíveis em um ambiente estruturado e com monitores capacitados a prestarem informações sobre os equipamentos.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi instituída em 2004, por decreto presidencial, para mobilizar jovens e crianças em torno de temas e iniciativas de ciência e tecnologia. “Realizar a SNCT na Bahia cria a possibilidade de partilhar assuntos de ciência e tecnologia com a população. O nosso objetivo é o fortalecimento deste campo, por meio de atividades lúdicas e de entretenimento que estimulam o interesse pela ciência e valorizam a criatividade e inovação”, afirmou Andrea Mendonça, secretária da Secti.

A presença do Robozão da Bahia também está garantida. Durante o evento, o mascote do evento, um robô que possui 2,6 metros de altura, 1,6m de envergadura, dança, canta e interage com o público circulará pelo Salvador Shopping, convidando o público para conhecer a exposição, mostrando os experimentos e curiosidades da mostra.

SERVIÇO

O que: 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Onde: Estacionamento L1 – Salvador Shopping

Quando: 13 a 19 de outubro de 2014

Horários: Segunda a sábado, das 9h às 21h; domingo das 13h às 20h;

Evento gratuito e aberto ao público

Conheça alguns dos equipamentos que participarão da mostra

Cadeira giratória – Você já reparou que uma bailarina aumenta sua velocidade de giro quando junta os braços que antes estavam abertos? Pois é, aqui nem precisa você ficar nas pontas dos pés: basta sentar na cadeira, e iniciar seu giro de braços abertos. Depois, experimente aproximar os braços do corpo. Se ela começar a girar muito rápido, é só abrir os braços novamente.

Anamorfose Cilíndrica – Você já reparou que quando você se olha na costa de uma colher a sua imagem sofre uma certa deformação? Pois é; se existir uma extraterrestre parecido com você, mas um pouco deformado, é possível que a imagem dele na colher fique “consertada”. Para não precisarmos de extraterrestres deformados, construímos uma imagem perfeitamente deformada, de forma que ela pareça direita ao ser refletida neste espelho cilíndrico. A deformação na imagem depende do raio do espelho.

Looping – Existem brinquedos de parques de diversões que funcionam assim: o carrinho é levado para o alto de uma rampa, de onde é abandonado e começa a descer guiado por trilhos. Como a energia potencial que ela tinha (altura) era suficiente, ele descerá e conseguirá dar uma volta de 360 graus sem descolar dos trilhos. O mesmo acontece com as esferas nessa instalação. Só que aqui você pode experimentar largar as esferas de posições mais baixas e observar elas despencarem do alto do trilho.

*Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *