Newsletter
Ciência e Cultura - Agência de notícias da Bahia
RSS Facebook Twitter Flickr
Atualizado em 22 DE outubro DE 2013 ás 19:57

Salão Nobre da Reitoria recebe pesquisadores e estudantes para o lançamento oficial da ACTA 13

Cerimônia contou a apresentação musical da Orquestra de Violões da UFBA

VICTÓRIA LIBÓRIO

O Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba) foi palco para a abertura da Semana de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia (ACTA 13), na noite desta segunda-feira, dia 21 de outubro.  O projeto, que é gratuito e aberto para todos os cidadãos, consiste em uma semana totalmente voltada para a realização de eventos das diversas vertentes do conhecimento universitário, abrigando trabalhos científicos, culturais e artísticos.

A cerimônia contou com a participação da reitora Dora Leal Rosa, do vice-reitor Luiz Rogério Leal e dos pró-reitores de Pesquisa, Criação e Inovação (PROPCI) e Extensão (PROEXT), Marcelo Embiruçú e Blandina Felipe Viana, respectivamente.

Na ocasião, a reitora fez questão de exaltar o trabalho da PROPCI, realizadora do projeto. “É uma enorme satisfação estar aqui para a abertura desse projeto. Esse evento representa a compreensão atual em torno do conhecimento, com toda a sua interdisciplinaridade”, disse. “É também com felicidade que vejo a aprovação do Projeto ACTA pelo Consepe – Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão –, fazendo do mesmo uma parte da atividade acadêmica”, completou.

De acordo com o vice-reitor, o ACTA 13 consolida a interação entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão.  Assim como Dora, ele também comemorou a aprovação do projeto pelo Consepe, além da associação de outros eventos ao ACTA, o que, segundo ele, dá grande oportunidade e visibilidade ao projeto. “Temos o objetivo de ampliar a alcance desses eventos, o que possibilitará uma maior interface entre a sociedade e a universidade”, afirmou.

Também presente no evento, o coordenador do ACTA 13, Marcelo Napoli, disse que o desafio é tornar os dois dias de evento em uma semana de ações acadêmicas. “Esses espaços são extremamente importantes para que o estudante vivencie a universidade fora da sala de aula”. Ele ainda lembrou como uma universidade deve ser: “igual à Orquestra de Violões da UFBA, que tem como integrantes professores, estudantes e técnicos administrativos”.

APRESENTAÇÃO MUSICAL – Formada por professores e alunos da Escola de Música, a Orquestra de Violões da UFBA é coordenada pelos professores Ricardo Camponogara e Robson Barreto. Para a noite do lançamento da o ACTA 13, foi apresentada uma adaptação do Concerto para dois Violões, Oboé e Orquestra de Cordas, de Radamés Gnattali, e contou com a participação especial do professor José Maurício Brandão. Camponogara explicou que as adaptações foram realizadas por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), no qual orientou os estudantes Tomaz Mota, Marcos Gomes e Jamison Sampaio, que receberam bolsas da Fapesb, Ufba e CNPq.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *