Atualizado em 22 DE julho DE 2017 ás 15:35

Protestos no encerramento da SBPC na UFMG

Neste sábado, 22, debates, discussões e protestos marcaram o encerramento da 69ª reunião anual (RA) da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

​​​​​​Com muitos debates, discussões e protestos, encerrou-se no sábado, dia 22 de julho, a 69ª reunião anual (RA) da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a SBPC com o “​Dia da Família na Ciência​”.

Reunindo cerca de 10 mil participantes em Belo Horizonte, na Universidade Federal da Minas Gerais (UFMG) a SBPC, que foi fundada em 1948, promoveu mais de 240 atividades, tendo um público de cerca de 4 mil pessoas participando das 70 conferências, 83 mesas-redondas e encontros, 14 sessões especiais, 57 minicursos e 871 pôsteres distribuídos em 174 apresentações por dia. A reunião foi aberta no domingo, dia 16 de julho.

Foram inúmeras as atividades onde se debateu a situação política do Brasil, com especial destaque para os cortes que estão sendo praticados pelo governo Federal nos orçamentos da Ciência, Tecnologia e Educação.

Na reunião o presidente da CAPES, Abilio Baeta Neves, denunciou a gravidade da situação, já que a CAPES perdeu, de 2015 a 2017 cerca de R$ 1 bilhão de seu orçamento por ano, “passando de mais de R$ 7 bilhões para R$ 5 bi neste ano”.

Na Assembleia geral da SBPC, realizada na quinta feira, dia 20 de julho, foram aprovadas 13 moções encaminhadas pelos sócios defendendo, entre outras questões, a separação do MCTI das Comunicações, fusão realizada no início do governo Temer sob os protestos dos cientistas, e o pedido da revogação da emenda Constitucional 95 que congela o orçamento da ​União por 20 anos.

Foto reprodução

Também foi aprovada um​a moção cobrando do governo a implantação dos direitos previdenciários do pós-graduando, uma antiga luta da Associação Nacional dos Pós-graduandos (ANPG) encampada pela SBPC. Além disso, a Assembleia aprovou uma manifestação pública por eleições gerais, Diretas Já.

Nessa reunião foi empossada a nova diretora da SBPC para o biênio 2017-2019, sendo Ildeu de Castro Moreira, professor do Instituto de Física da UFRJ, o novo presidente da entidade. Também foi empossado o reeleito Secretário Regional da Bahia, professor Jaime Santos Filho, do IFBA de Vitória da Conquista.

A próxima reunião anual da SBPC será na Universidade Federal de Alagoas em julho de 2018.

Encerramento da 69ª Reunião da SBPC