Atualizado em 23 DE maio DE 2014 ás 17:30

Produção científica será tema de encontro no Nordeste

Evento é organizado por grupo de pesquisa da Universidade Tiradentes, em Sergipe

VICTÓRIA LIBÓRIO*

De 28 a 30 de maio acontecerá o I Encontro de Produção Científica do Nordeste na Universidade Tiradentes (UNIT), em Aracaju, no estado de Sergipe. Com o tema “A produção científica brasileira na contemporaneidade: exigências e interlocuções”. O encontro pretende misturar diálogo, ressaltando o papel do Nordeste como produtor científico do País.

A quem pertence o conhecimento científico? Como devemos comunicar a ciência? Conhecimento local em contexto global “Cientistas estão obcecados com a própria atuação” “Ciência e tecnologia devem caminhar com inclusão social”. O evento é uma resposta ao constatado pelos grupos de pesquisa da UNIT, que observaram a falta de atuação central da produção científica do Nordeste dentro de um contexto nacional. A iniciativa parte do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias da Informação e Cibercultura (Getic), Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista (GHENO-SE), Grupo de Pesquisa Comunicação, educação e sociedade (GECES) e da Editora Universitária Tiradentes (Edunit), todos da UNIT.

O encontro se destina aos editores científicos, jornalistas, professores universitários, estudantes de pós-graduação, bolsistas de iniciação científica, alunos de graduação e interessados na área. Entre as atividades estão a venda de livros, mesas de discussões e palestras. Da Universidade Federal da Bahia (Ufba) foram convidados quatro professores. A professora Simone Bortoliero, da Faculdade de Comunicação (Facom) participará da mesa sobre a divulgação científica no Brasil, junto com o assessor de comunicação da Fiocruz-BA Antônio Brotas. Professora Doutora Simone Bortoliero sobre as mudanças no modo de elaborar e disseminar a produção científica do pesquisador contemporâneo, Marcos Palácios, também da Facom, compõe a primeira mesa-redonda do encontro. Edvaldo Couto, da Faculdade de Educação apresentará a palestra da professora Fabiana Montanari (Universidade Federal de São Paulo) sobre o impacto dos periódicos SciELO na comunicação científica nacional, e da professora Flávia Rosa (Editora Universitária), falará dos desafios para o Qualis livro.

Segundo a coordenação, o evento se propõe a questionar a restrição da ciência a um público acadêmico. Além disso, reafirmar a necessidade de ter os resultados das pesquisas disseminados a todos os níveis da sociedade e a todos os níveis educacionais. “O olhar se direciona ainda, para discutir o aspecto multidisciplinar e interdisciplinar que tem caracterizado a ciência nos últimos anos”. Ainda, serão tratados temas como a avaliação das pesquisas pela publicação na qual aparecem ou pelo “fator de impacto” da revista. “O Qualis periódicos e o Qualis livros serão emoldurados por olhares e posições de pesquisadores e também de alguns responsáveis pelas associações científicas”, relatam os coordenadores Cristiane Porto (UNIT), Cristiano Ferronato (UNIT) e Ronaldo Linhares (UNIT). Para maiores informações, acessar o site http://ww3.unit.br/producaocientifica/.

*Estudante de Jornalismo da Universidade Federal da Bahia e bolsista da Agência de Notícias em C,T&I – Ciência e Cultura

victorialiboriosimoes@gmail.com