Atualizado em 22 DE outubro DE 2012 ás 16:17

Problema socioambiental é desafio intercultural

O diálogo intercultural entre o ambiente educativo e a sociedade deve legitimar questões sociais, à luz das suas reais complexidades, na visão de Rosiléia de Almeida. Durante a ACTA 12, a professora participou do Café Científico com a conferência “Educação Ambiental no Contexto Cultural”.

POR EDVAN LESSA*
lessaedvan@gmail.com

O ambiente de ensino deve ser um local privilegiado de troca de ideias e de legitimação de práticas da sociedade, na visão de Rosiléia Oliveira de Almeida. A professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que conduziu a apresentação “Educação Ambiental no Contexto Cultural”, avalia a “circularidade entre as culturas”, como um caminho à compreensão de determinados problemas sociais e ambientais, por vezes tratados pelas ciências a partir de uma “visão simplista”.

+ ACTA 12

ACTA 12 reflete “esforço baiano de incorporar inovação à estrutura produtiva local”

Produção de conhecimento também envolve emoção

Apelo à ideia de sustentabilidade distancia verdades por trás do termo

Debates sobre história do conceito de raça encerram a ACTA 12

Ao comparar uma notícia sobre a utilização do mandacaru para a alimentação de animais no contexto da seca, com uma nota em que meteorologistas argumentavam sobre a baixa pluviosidade nas regiões semiáridas, Rosiléia de Almeida propôs a reflexão de que ambas as informações pudessem estar integradas. Isso porque, para a estudiosa, dificilmente uma ciência específica abarca, sozinha, a complexidade de temas sociais.

“A universidade precisa participar do processo cultural e não apenas pairar sobre ele”, lembrou Rosiléia de Almeida durante a sua conferência na ACTA 12.

“Em que medida os problemas socioambientais se relacionam com o acesso que as pessoas têm aos bens e aos riscos?”. Esse é um dos questionamentos que a professora sequencia em sua reflexão. E, nessa perspectiva, ela enfatiza a adoção de abordagens crítico-reflexivas, que considerem as relações sociais sob o primado da política como alternativa.

É fundamental se aproximar do que é diferente.  “[Mas] para se conhecer uma pessoa é preciso comer um saco de sal juntos”, parafraseia Almeida. A professora afirma que, muitas vezes, as pessoas tentam apenas justificar os hábitos de determinados indivíduos porque são culturais. “Mas é importante trabalhar isso de modo dinâmico”, sugere.

“A universidade precisa participar [colaborativamente] do processo cultural e não apenas pairar sobre ele”, lembra Rosiléia de Almeida, que também chama a atenção para a atual teorização da cultura, tendência que, a seu ver, promove a superação de tipos tradicionais de ordem social, gerando novas posições de identidade. “[Mas] o ‘bizarro’ tem que se integrar ao que lhes é familiar para que adquira sentido”, defende.

A inter e transdisciplinaridade são vistas, portanto, como exigências diante da complexidade dos desafios socioambientais, segundo conclusões de Almeida. A realização de práticas ambientalistas no espaço acadêmico, a participação em redes de coautoria, cooperação e mobilização se configuram como modos de entender a complexidade do cotidiano, para ela. Tudo isso, à luz da motivação de que talvez a economia só dê conta de abarcar as demandas do meio ambiente, se for “transcolorida”.

Edvan Lessa é estudante de Jornalismo da Facom – UFBA e bolsista da Agência de Notícias Ciência e Cultura.