Newsletter
Ciência e Cultura - Agência de notícias da Bahia
RSS Facebook Twitter Flickr
Atualizado em 15 DE março DE 2019 ás 09:49

Pós-Cultura realiza III Encontro Interdisciplinar

Docentes e discentes foram convocados para discutirem os desafios do programa e, juntos, apontarem caminhos para o alcance da excelência no campo interdisciplinar

POR REBECA ALMEIDA*
rasrebeca@gmail.com

Acolher estudantes, novos professores e discutir a situação atual do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura), este é o objetivo  do III Encontro Interdisciplinar do Pós-Cultura, realizado nos dias 14 (quinta-feira) e 15 (sexta-feira), no auditório do Pavilhão de Aulas V (Paf-V), campus de Ondina, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). O evento conta com a presença do diretor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC), Messias Bandeira, do coordenador do Pós-Cultura, José Roberto Severino, do vice-coordenador, Leandro Colling e de representantes dos estudantes.

O Encontro, assim como as edições anteriores, prioriza a aproximação do programa com os estudantes, através das apresentações dos docentes, das normas que regem o programa e das linhas de pesquisas. De acordo com o coordenador do Pós-Cultura, José Roberto Severino, uma das principais medidas adotadas pelo programa é a unidades entre os membros: estudantes, professores e servidores, pois, dessa forma, o sucesso será de todos.

O programa, criado em 2005, atualmente desenvolve três linhas de pesquisa: Cultura e Arte, Cultura e Desenvolvimento e Cultura e Identidade. O corpo docente interdisciplinar é formado por 31 professores: permanente e colaboradores. É sediado no IHAC e têm por finalidade desenvolver e aprofundar a formação de diplomados em cursos de graduação de duração plena, qualificando-os nos graus de Especialistas, Mestres e Doutores em Cultura e Sociedade.

Coordenador do Pós-Cultura José Roberto Severino e o diretor do IHAC, Messias Bandeira realizaram a abertura do III Encontro / Foto: Rebeca Almeida

Desafios futuros - Além da preocupação com os rumos da universidade pública no atual cenário político brasileiro, a Encontro do Pós-Cultura tem a real preocupação com os desafios enfrentados, no que tange à permanência do programa e a manutenção dos financiamentos pelas instituições de fomento estadual e federal, depende diretamente do desempenho dos professores e estudantes.

Na tarde do dia 14/03 (quinta-feira), a discussão foi de análise do rendimento do programa a partir da avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), demonstrando como tem se preparado para a próxima avaliação quadrienal da coordenação, em 2020. O vice coordenador do Pós-cultura, Leandro Colling, explicou a situação atual frente a plataforma Sucupira – Capes. “Precisamos enfrentar alguns problemas e gargalos para que nossa nota volte a aumentar”, avaliou. Entre 2013 e 2016, a Capes, avaliou os programas de Mestrado e Doutorado da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Pós-Cultura obteve rendimento 3/2, segundo dados divulgados no site da UFBA, em 2017.

A representante dos estudantes, a doutoranda Geise Oliveira, disse esperar que o novo período letivo traga novas perspectivas para o Pós-Cultura e também lembrou os desafios dos estudos de Cultura e Sociedade. “O desafio do programa é se manter e adequar a pesquisa de Cultura dentro do cenário político atual, que às vezes é desestimulante”, ressaltou.

Dia 15/03 (sexta-feira), das 15h às 18h,  os novos estudantes terão informações sobre as linhas e grupos de pesquisa do programa como os desafios específicos de cada um. E, das 18h às 19h30, os envolvidos discutirão mais profundamente o perfil atual do Pós-Cultura em relação a avaliação da Capes.

*Estudante do curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia e repórter na Agência de Notícias em CT&I – Ciência e Cultura UFBA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *