Atualizado em 15 DE abril DE 2012 ás 17:21

Por um Jornalismo de integração

Criação do Laboratório de Jornalismo Convergente na UFBA possibilitará consolidação de pesquisa na área.

POR EDVAN LESSA*
lessaedvan@gmail.com

Com a entrada efetiva dos computadores nas redações brasileiras, entre a década de 80 e o início da década de 90, começou a se pensar no jornalismo de maneira muito mais abrangente. Por outro lado, esse só foi o pontapé inicial para que as atividades das organizações jornalísticas fossem entendidas de maneira muito mais complexa, sobretudo pelas novas condições de produção e difusão da notícia, além do advento dos novos suportes tecnológicos de comunicação (web, smartfones, tablets), que conferiram um grande valor aos termos integração e convergência.

Professora Suzana Barbosa, coordenadora do Projeto para a criação do Laboratório de Jornalismo Convergente

Recentemente, pesquisas na área do Jornalismo se voltaram à compreensão desse novo contexto em que tecnologia e mídia se convergem. Essa vertente irá consolidar a criação do Laboratório de Jornalismo Convergente (Labjor Convergente), proposto pela Professora Suzana Barbosa, da Faculdade de Comunicação (Facom), da Universidade Federal da Bahia (UFBA).  De acordo com a pesquisadora que também coordena a iniciativa, esse trabalho, que vem sendo desenvolvido desde 2011, ‘‘ é um projeto de pesquisa básica e aplicada, que prevê uma estruturação teórica e, na fase final, a criação de um produto para a web e dispositivos móveis. ’’ e ‘‘o que se pretende, é ter como trabalhar na compreensão do jornalismo nesse novo contexto.’’

A criação do Labjor Convergente está em sua fase inicial, e já conta com uma observação exploratória e mapeamento dos chamados cibermeios, como os jornais, antes veiculados apenas na versão impressa, mas que hoje têm, pelo menos, o seu produto para a web. Dentre os objetos de análise estão os grandes meios de comunicação no Brasil, como O Globo e a Folha de São Paulo, o El Pais da Espanha, o Le Monde da França e o The New York Times dos Estados Unidos.

O Labjor Convergente conta com uma equipe composta por pesquisadores que atuam na área de gêneros jornalísticos, jornalismo online e com profissionais ligados à tecnologia. Além da Professora Lia Seixas (vice coordenadora do projeto) e do Professor Marcos Palácios, ambos da Facom – UFBA, existe também uma equipe composta por estudantes do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade, bolsistas de iniciação científica, professores de instituições do exterior e técnicos.

A previsão é que em 2013 o projeto seja finalizado, mas enquanto isso, as discussões do grupo acontecem ao longo de abril (2012), com um cronograma bem definido, já que nesse mês será realizado um colóquio, entre os dias 24 e 25, com a presença de todos os envolvidos. No encontro, serão apresentados resultados de um pré-teste realizado com as ferramentas incluídas na metodologia do projeto.

Os desafios

Para Suzana Barbosa, um dos desafios encontrados ao desenvolver a base teórica e a construção do Laboratório de Jornalismo Convergente é o fato de que em ‘‘Salvador não tem nenhum jornal que conte com uma versão para tablet’’, por exemplo, o que para ela ‘‘ é uma pena, pois não temos o exemplo local para estudar e avaliar melhor’’.

Outra questão que a professora destaca é que, apesar do contexto atual ser o da convergência, no qual profissionais do jornalismo tradicional devem atuar de maneira alinhada com os suportes e as novas maneiras de produzir notícia,  há opiniões divergentes. Assim, a reflexão proposta pelos estudos sobre o jornalismo de convergência, alerta para uma integração não só de suportes técnicos, ou de práticas, mas também de pessoas. E em meio às novas tecnologias, não basta pensar apenas em investimento nesse âmbito, mas também, na devida capacitação dos profissionais da informação e, sobretudo, na sua valorização salarial, já que se espera cada vez mais uma atuação multimídia.

‘‘A importância do profissional alinhado com os novos meios e as novas mídias, não desmerecem, por outro lado, os indivíduos que atuam em um só espaço de produção jornalística’’, afirma Suzana Barbosa. Para ela, há uma complexidade em todo esse conceito de convergência do jornalismo, já que o mesmo abrange o lado empresarial, o aspecto da edição (no que se refere à produção de conteúdo), a área tecnológica e o acesso do público à informação, que está distribuída em diversas plataformas. Além disso, no ensino do jornalismo também cabe nessa discussão, e esse aspecto também merecerá atenção dos professores da Facom envolvidos com a criação do Laboratório de Jornalismo Convergente.

Link  para acessar o site do Projeto: http://labjorconvergente.info/equipe.html

*Edvan Lessa é estudante de Comunicação – Jornalismo da Faculdade de Comunicação, na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e bolsista da Agência de Notícias Ciência e Cultura -UFBA.